clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A SCM Group, empresa especializada em produção de máquinas para indústria de madeira, já colocou no mercado uma tecnologia para produção de peças únicas, ao gosto do cliente final. Na Lean Cell 4.0 as máquinas selecionam o que deve ser produzido e sabem qual a operação (cortar, dobrar, colar etc.) na produção de móveis, simulando a mão do operador. Ao final do processo, o produto vai para a embalagem e para a área de expedição.

As máquinas são controladas por um software que integra todos os comandos e trabalham sob a supervisão de um único operador. O processo é sustentável, na visão da SCM, porque não desperdiça material. Segundo a fabricante, a tecnologia é exemplo do conceito de indústria 4.0 e de resposta à demanda da economia circular, no qual a reutilização da matéria-prima, após o desgaste do móvel, é pensada na fase de design do produto.

“Com as novas tecnologias, quase todo mundo vai ser capaz de criar produtos de forma rápida e barata”, diz o diretor da divisão de máquinas para madeira da SCM, o italiano Luigi De Vito. Ele aponta que o consumidor quer cada vez mais fazer parte do processo produtivo e pressiona as empresas a implantarem processos flexíveis, sustentáveis, seguros e de baixo impacto ambiental. “No futuro, o personalizado será o standard e os clientes estão extremamente informados, senão hoje, amanhã, porque as informações estão em toda parte”, diz. 

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/10/.