clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

O XXV Congresso Mundial da União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO, em inglês) será realizado em Curitiba (PR) entre 29/09 e 05/10/2019, com o tema "Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável". A estimativa da organização do evento é reunir pelo menos três mil pesquisadores, estudantes e professores, além de receber a inscrição de três mil trabalhos científicos e outros 1,2 mil para apresentação por meio de pôsteres. É a primeira vez que o evento será sediado por um País da América Latina. O espaço escolhido para abrigar os visitantes foi o Expo Unimed Curitiba, localizado dentro da Universidade Positivo.

O Congresso tem seis grandes temas: Florestas para as Pessoas; Florestas e Mudanças Climáticas; Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde; Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas; e Florestas, Interação com o Solo e Água. A IUFRO reúne cerca de 15 mil pesquisadores, ligados a 700 organizações de mais de 110 países. As instituições brasileiras membros da União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal são Embrapa, SFB, INPA-Manaus, Universidades Federais do Paraná, Viçosa e Goiás e o Instituto de Pesquisas Florestais de São Paulo, além das empresas Fibria e Arcellor Mital.

A programação conta com palestras, sessões técnicas, sessão pôster, excursões técnicas e exposição de tecnologias, serviços e negócios direcionados às florestas plantadas e nativas. Já é possível consultar detalhes sobre o Congresso no site www.iufro2019.com.

Missão

Entre as missões da IUFRO estão o compartilhamento global de estudos relacionados às florestas; a disseminação do conhecimento e da gestão sustentável dos recursos florestais para benefícios econômicos, ambientais e sociais; e a contribuição para a ampliação da ciência na formulação das políticas florestais. Atualmente, a instituição tem nove divisões de pesquisa com 260 grupos de trabalho em diferentes temas relacionados às florestas. O evento ocorre desde 1862, sendo um dos mais tradicionais no setor de pesquisa florestal em todo o mundo.

Oportunidade

Com a realização do Congresso no Brasil, haverá a possibilidade de uma maior integração entre especialistas latino-americanos e entre pesquisadores de todo o mundo, gerando cooperação e uma ampliação das ações em rede entre as instituições de pesquisa e outros elos da cadeia do setor florestal.

Além disso, será a oportunidade para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais ligados ao segmento conhecerem o que está sendo feito quanto ao desenvolvimento florestal sustentável em todo o mundo.

Apoios e parcerias

A organização local do IUFRO 2019 está sob responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Embrapa, com parceria da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Interact Comunicação, e apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação Agricultura (FAO), Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau e Fundação Eliseu Alves.

Serviço

XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal

Data: 29 de setembro a 5 de outubro de 2019

Local: ExpoUnimed - Curitiba (PR)

www.iufro2019.com/

Com informações da assessoria de imprensa.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.