clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

O Brasil assinou recentemente, em Bordeaux, na França, um memorando de cooperação multilateral para o desenvolvimento do uso da madeira para construção e renovação de estruturas zero-carbono. A participação do país vai acontecer por meio do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), ligado ao governo paulista.

O objetivo do acordo é potencializar sinergia internacional, identificar boas práticas e avaliar, quantitativa e qualitativamente, o uso da madeira na construção.  Segundo Fulvio Vittorino, diretor do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT, a instituição está discutindo com uma grande empresa brasileira do setor de base florestal o desenvolvimento de soluções construtivas e avaliação de inovações para a produção de edificações de alto desempenho em madeira.

O documento foi assinado durante o primeiro congresso internacional do setor, o Woodrise 2017, e cria o grupo Woodrise Aliance, que vai iniciar as tratativas para a redação de um plano de ação. Participam representantes das instituições signatárias, mas a iniciativa é aberta a outros países interessados no tema.

Assinaram o memorando, além do IPT, o Centro Científico e Tecnológico de Construções da França, FPInnovations, do Canadá, Instituto de Tecnologia da França (FCBA), a Lignum, organização que reúne representantes do setor florestal e de madeira da Suíça, e o Centro de Pesquisa Tecnológica da Finlândia.

Com informações do portal Madeira e Construção.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.