clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Industriais, empresários do varejo, arquitetos, profissionais de design, decoração, marketing e vendas e estudantes participaram do 9º Congresso Moveleiro promovido pelo Sistema Fiep. Este ano, o evento - que aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto, no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas, norte do Paraná - movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios.

O tema dessa edição foi "Virtual + Real - Convergir para gerar vantagem competitiva". A programação também abordou as tendências do design, inovação, e-commerce, vendas e dados de mercado, transformação digital e a promoção de encontros de negócios. Nos três dias foram realizados mais de 30 horas de painéis, workshops, oficinas e encontros de negócios. Ao todo foram 37 palestrantes e mais de 1.500 participantes.

"O evento tem uma abrangência nacional, aconteceu em uma cidade que é um polo do setor. O Sistema Fiep entende que essa é uma oportunidade de mostrar à cadeia produtiva inovações, oportunizar networking e negociações que são fundamentais para qualquer indústria", disse o presidente do Sistema Fiep, Cláudio Petrycoski.

Negócios

Durante o evento aconteceram as rodadas de negócios nacionais e internacionais. Nas nacionais, foram mais de R$ 2 milhões em negócios gerados em 280 encontros entre compradores e vendedores do setor moveleiro, segundo informações do Sebrae/PR. Já nas internacionais, foram mais de 450 rodadas entre compradores de 14 países e empresários paranaenses no primeiro dia.

Oficinas

A etapa final do projeto Entre Pregos e Cavacos aconteceu no último dia do Congresso. Alunos do Colégio Sesi do Paraná, em parceria com o Senai, criaram móveis inovadores seguindo o tema do evento. A equipe vencedora, entre as dez finalistas, foi o Colégio Sesi de Arapongas, que desenvolveu um móvel versátil feito com madeira ecológica que pode ser armário com mesa giratória e tela interativa e também se transforma em uma lousa. Com o projeto, os estudantes ganharam uma viagem para o 7º Salão de Gramado (RS), importante evento do calendário moveleiro nacional.

A indústria moveleira em números

O setor de móveis brasileiro concentra 77% dos empregos e 72% das empresas em cinco estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. O Paraná é o terceiro principal mercado, com 34,5 mil postos de trabalho e mais de 3 mil empresas do segmento no estado.

Os municípios paranaenses que mais geram postos nessa área são Arapongas, Maringá e Curitiba. Arapongas é a cidade com mais trabalhadores no setor moveleiro em todo o país. São mais de 9.300 pessoas. Mais de 98% das indústrias moveleiras do Paraná são micro e pequenas empresas.

Em 2017, o BNDES desembolsou mais de R$ 20 milhões em financiamentos para o setor moveleiro paranaense. No acumulado de 2015 a maio de 2018, esse valor chegou a quase R$ 60 milhões. O município de Arapongas foi o maior beneficiado, com 25% do total liberado pelo banco no estado.

Em relação às exportações brasileiras, nesse ramo elas cresceram 13% entre 2015 e 2017, movimentando US$ 582 milhões. Com o aumento das exportações e a redução das importações, houve aumento de 55% no superávit da balança comercial do setor. O Chile foi o principal destino dos produtos do setor moveleiro paranaense, comprando 13% do total. Outros países que receberam móveis produzidos no Paraná foram Peru (12%), Paraguai (10%), Bolívia (9%), Estados Unidos (8%), Uruguai (7%), Argentina (5%), México (4%), África do Sul (3,8%) e Colômbia (3%).