clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)
Nos dias 21 e 22 de setembro, o Campus da Indústria, do Sistema Fiep, em Curitiba, sediará o 8º Congresso Nacional Moveleiro. O evento é referência para o setor no Brasil e já está consolidado como ambiente para apresentação e discussão de tendências de mercado. Neste ano, o Congresso terá como tema “Boas Ideias. O ponto de partida para seu sucesso”. Mais informações pelo site http://www.congressomoveleiro.org.br/.

Na edição de 2016, o número total de participantes foi de 1.340 pessoas, vindos de 16 estados brasileiros. Entre o público presente, 48% são empresários, 24% são profissionais do setor moveleiro, 8% são profissionais de outros setores, 11% são representantes de entidades e instituições, 5% são estudantes e 4% são de outros setores.

No Paraná, de acordo com dados da Receita Federal de 2015, mais de 3 mil empresas se dedicam ao setor de móveis. As maiores concentrações estão nos polos de Curitiba, Maringá e Arapongas. Segundo o Ministério do Trabalho, o setor gera 37,6 mil empregos (2015), mas já empregou 42,2 trabalhadores (em 2012). O faturamento, de acordo com o último dado oficial disponível pelo IBGE, de 2014, alcançou R$ 2,6 bilhões. As exportações têm caído nos últimos anos: US$ 117,7 milhões em 2013 e US$ 77,6 em 2016. O mesmo ocorre com as importações: US$ 94,6 milhões em 2013 e US$ 53,9 milhões em 2016.

“Por ser um setor de bem de consumo, e pela predominância do mercado interno no destino das vendas, o setor moveleiro depende da retomada da atividade econômica e da consequente retomada do nível de emprego para voltar a crescer”, diz Marcelo Percicotti, gerente de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep.