clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) vai realizar no dia 13 de novembro de 2018 o 2º Seminário Paranaense de Logística Reversa. O evento é organizado em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA-PR).

"Eventos como esse informam a sociedade industrial e outros públicos sobre os avanços da logística reversa no Estado, assim como destacam os desafios e dificuldades, com o intuito da construção de soluções conjuntas", analisa Mauricy Kawano, coordenador de Sustentabilidade do Sistema Fiep.

O Seminário, que vai ocorrer no Campus da Indústria, é aberto ao público e gratuito. Tem como público-alvo principal o setor industrial, mas também espera receber representantes da sociedade acadêmica, de municípios paraenses que atuam com gestão de resíduos, de secretarias de estado e do Ministério Público Estadual (MP).

Política de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei Federal 12.305/2010) define logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou, ainda, para outra destinação ambientalmente adequada.

Por meio deste instrumento, fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores de embalagens e de produtos comercializados em embalagens se comprometem a trabalhar de forma conjunta para garantir a destinação final ambientalmente adequada das embalagens que colocam no mercado.

As inscrições para o Seminário estarão disponíveis até o dia 09 de novembro e são limitadas. Para se inscrever, acesse: https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/2-seminario-paranaense-de-logistica-reversa-5-99-379585.shtml