clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

WAWA Laptop é o novo produto de um grupo de empresários peruanos. O equipamento, feito de madeira reciclada e que funciona com um carregador solar, foi desenvolvido com o intuito de conectar mais pessoas. O projeto garantiu o prêmio Start Up Peru e também o apoio da PUCP, Pontifícia Universidade Católica do Peru.

Além de ser ecológico, segundo informações do site Engenharia E, o laptop tem baixo custo. É vendido por 799 soles peruanos, o equivalente a R$ 998. As peças podem ser substituídas por outras mais modernas e sua durabilidade é de até 15 anos.

Segundo a CEO da WAWA Laptop, Alejandra Carrasco, a ideia nasceu depois de várias viagens que sua família fazia às áreas rurais. Nelas ela observava que muitas crianças não tinham acesso à tecnologia. Por esse motivo, Alejandra uniu forças com outros profissionais para tentarem mudar esse paradigma e fazer com que a tecnologia alcance lugares mais remotos.

O primeiro protótipo foi criado com placas (SBC Single Board Computer) e depois, em 2015, lançaram o primeiro desktop de baixo custo, que foi levado para algumas regiões dos Andes e da Amazônia. Com o tempo viram que poderiam aprimorar o produto. Foi então que criaram um laptop de 10,1 polegadas, feito de MDF composto de madeira e peças removíveis. O sistema operacional utilizado é o Linux e as opções de carregamento são energia solar e energia comum.

O nome WAWA é dedicado às crianças. Na linguagem quíchua, uma importante família de línguas indígenas da América do Sul, WAWA significa “criança”. A ideia é que o laptop ajude estudantes que estão na terceira ou quarta série a se desenvolverem melhor nos estudos. Versões mais atualizadas do dispositivo serão desenvolvidas para acompanha-los até a universidade.

Segundo a empresa, as atualizações terão baixo custo e contribuirão para evitar o desperdício de equipamentos tecnológicos no mundo, bem como a retirada de minérios escassa no planeta.

Com informações do site Greenme.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/