clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Science of the Total Environment)

Pesquisadores do Reino Unido descobriram um novo tipo de poluição por plástico que se parece muito com pedras: os piroplásticos. Essas “rochas” podem estar presentes no mundo todo e se formam quando pedaços de plástico derretem no meio ambiente.

“O piroplástico precisa de uma classificação própria no guarda-chuva do lixo marinho”, escreveram os pesquisadores, no estudo sobre as "pedras". “São fontes de partículas finas de plástico dispersas por quebra mecânica e um potencial recurso de contaminação para organismos que as ingerem”.

Foram analisados 165 pedaços de plástico coletados nas praias de Whitsand Bay, na Inglaterra e também outros 30 materiais do mesmo tipo encontrados na Escócia, na Irlanda e na região noroeste da Espanha. Exames mostraram que o material mais comum nas pedras era polietileno (substância usada na fabricação de sacolas) e polipropileno (plástico usado para criar diferentes tipos de embalagens).

Também foi identificada a presença de uma substância que é misturada ao plástico para que ele ganhe cores. A quantidade presente do componente ultrapassou os limites da ROHS (Restriction of Hazardous Substances Directive), diretiva adotada pela União Europeia em 2003 para proibir que materiais perigosos sejam usados pelas indústrias.

Durante as pesquisas foram colocadas amostras do piroplástico em tubos de carbonato de cálcio junto a minhocas marinhas da espécie Spirobranchus triqueter. Os pesquisadores descobriram que o plástico pode ser absorvido pelos animais, saindo pelas fezes e podendo afetar o corpo de predadores que se alimentassem das minhocas.

Não se sabe ainda o quão perigoso o piroplástico pode ser e quanto dele pode estar escondido na natureza. No meio ambiente, as pedras de plástico são bem difíceis de serem identificadas, mas podem ser diferenciadas especialmente porque flutuam se jogadas na água.

Para levar o tema à discussão, o artista Rob Arnold criou uma exposição especial para um museu na Cornualha, Inglaterra. Na ocasião os visitantes tinham que adivinhar qual rocha era real e qual era de plástico - pouquíssimos conseguiram realizar essa tarefa.

Com informações da Revista Galileu.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.