clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Nicola Giorgetti)

Do sumo à casca de laranja. O escritório italiano de design e inovação Carlo Ratti Associati, em parceria com a multinacional ENI, desenvolveu uma máquina de sucos que é um bom exemplo de economia circular e zero desperdício.

A máquina separa duas metades da laranja, espreme o suco e conduz as cascas por um tubo, que vão se acumular no inferior da máquina. Tais resíduos serão secos, moídos e misturados com ácido polilático (PLA) – ácido orgânico de origem biológica – dando origem ao material bioplástico. Aquecido e derretido, o composto pode ser usado para a impressão de copos e, futuramente, para outros fins.

A inovação foi batizada de Feel the Peel (sinta a casca, na tradução livre), mede 3,10 metros de altura e comporta até 1,5 mil laranjas. Ela ficou em exposição em um evento na cidade de Rimini, na Itália, e deve ser apresentada ainda em vários locais públicos do país.

“O princípio da circularidade é obrigatório para os objetos de hoje”, afirma o fundador do escritório e diretor do MIT Senseable City Laboratory, Carlo Ratti. “Trabalhando com a ENI, tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do suco. As próximas interações podem incluir novas funções, como impressão de tecido para roupas usando cascas de laranja”.

Com informações do site Ciclo Vivo.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/