clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

O público masculino tem mostrado cada vez mais potencial de consumo de cosméticos e esse comportamento tem sido responsável por uma fatia de mercado que não para de crescer. A previsão da Euromonitor Internacional é de que até 2021 o setor alcance faturamento de R$ 26,7 bilhões por ano - um incremento de 36% em relação a 2016. Nesse cenário o Brasil se destaca, é o segundo maior mercado de cosméticos masculinos do mundo.

Segundo a pesquisa Usage Care Kantar Worldpanel que analisou o comportamento no ano de 2017, 31% dos gastos com CFT (perfumaria, creme para o corpo, creme para o rosto, xampu, pós-xampu, sabonetes, desodorantes, maquiagem, produtos para barba e protetor solar) foram efetuados por homens, movimentando mais de R$ 9 bilhões.

Segundo Deborah Maeda, account manager da Kantar Worldpanel, "são os homens entre 35 e 54 anos os que mais gastam com a cesta de CFT, cerca de R$ 143 ao ano", diz. Outro dado aponta que os homens vão a cada 21 dias ao ponto de venda comprar algum produto da cesta CFT.

Comportamento

Pesquisa do Instituto Qualibest mostrou que 43% dos homens se consideram vaidosos e 54% frequentam regularmente salões e barbearias "O preconceito com a vaidade masculina tem diminuído, demonstrando uma mudança de mentalidade em nossa sociedade. Esse homem vaidoso passou a consumir cosméticos e perfumaria não mais por mera necessidade, mas por uma questão de cuidado pessoal e prazer", afirma Roberto Vautier, especialista em varejo da AGR Consultores.

Dentre os rituais de cuidados do brasileiro, o barbear é um dos principais: o mercado brasileiro de lâminas descartáveis é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Outro indicador é que o consumidor brasileiro gasta três vezes mais tempo com cuidados pessoais do que o americano, por exemplo.

Com informações do jornal Estadão e do site New Trade.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/.