clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Com o Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística o Governo Federal busca auxiliar o desenvolvimento do setor automotivo no País. A iniciativa tem como objetivo ampliar a inserção global da indústria automotiva brasileira, por meio da exportação de veículos e autopeças. Em setembro, o governo credenciou cinco instituições para financiar projetos da cadeia de autopeças com seis programas selecionados que vão receber recursos gerados pelo Rota 2030, somando perto de R$ 1 bilhão em cinco anos, até 2023. Entre as instituições que foram autorizadas nos PPPs, sigla de Programas e Projetos Prioritários, está Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Os resultados do programa impactarão toda a sociedade, especialmente por meio do aumento da eficiência energética e da segurança dos veículos comercializados no País. Cada uma das entidades tem uma particularidade no programa aprovado. O programa apresentado pelo Senai está bem completo, pois abrange áreas como formação profissional, desenvolvimento de tecnologias e consultoria em produtividade e digitalização”, afirma o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Senai no Paraná, Rafael Calil Trevisan.

PPPs Senai

No projeto aprovado para o Rota 2030, o Senai oferece quatro soluções: Master in business innovation (MBI), Lean manufacturing e digitalização, empreendedorismo industrial para a cadeia e foresight para a cadeia automotiva.

O Master in business innovation (MBI) é uma pós-graduação lato sensu com metodologia inovadora. O curso foi desenvolvido com foco no incremento de produtividade da cadeia, a partir da relação montadoras e alunos, em que estes serão agentes ativos nas relações, desenvolvimento, práticas reais que geram resultados durante o próprio curso.  Ao longo de 18 meses os alunos cursarão quatro módulos: indústria avançada, estratégia e otimização, digitalização e inovação.

Para o setor automotivo o Senai oferece, por meio do “Edital de Inovação para a Indústria- Chamada Rota 2030”, a consultoria lean manufacturing e digitalização. São até 600 horas de trabalho buscando um aumento mínimo de 20% da produtividade. A instituição tem mais de mil profissionais formados em execução de consultoria de manufatura enxuta.

Os PPPs aprovados também preveem desenvolvimento de provas de conceitos para solucionar os desafios e estimular o empreendedorismo industrial para a cadeia. Os projetos serão desenvolvidos por alianças estabelecidas entre empresas do setor, instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e startups, além dos Institutos Senai. Os projetos PD&I serão selecionados por meio de “Edital de Inovação para a Indústria – Chamada Rota 2030”.

Outro serviço oferecido pelo Senai é o foresight para a cadeia automotiva – estudo sobre o futuro da modalidade urbana que tem como objetivo servir de subsídios para as empresas desenvolverem um processo de planejamento que permite compreender as mudanças que estão em curso e se antecipar ao futuro por meio de análises e insights que levam à inovação. O projeto, desenvolvido em 12 meses, utilizará diversas ferramentas de pensamento de futuro desenvolvido pelo Institute for the Future (IFTF), instituição americana de referência internacional.

Institutos SENAI de Inovação

No Brasil existem 26 Institutos Senai de Inovação, que foram criados para ser uma rede de integração entre o meio acadêmico e as empresas nacionais. “Por meio de pesquisa aplicada e desenvolvimento de soluções inovadoras, os Institutos contribuem para o aumento da competitividade e produtividade das indústrias brasileiras”, explica Trevisan.

Para saber mais informações sobre o programa do Senai para o Rota 2030, entrar em contato pelo e-mail inovação@sistemafiep.org.br.

Com informações do Sistema Fiep.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/