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Ter um carro ainda é um desejo de grande parcela dos brasileiros. A constatação foi de uma pesquisa sobre a relação das diferentes gerações com a mobilidade realizada pela Spry e encomendada pela associação de fabricantes, a Anfavea. A pesquisa ouviu 1.789 pessoas que foram segmentadas por geração: Z (até 25 anos), Y (de 26 a 35 anos), X (de 36 a 55 anos) e baby boomers (acima de 56 anos) que responderam questões relacionadas ao uso do carro e outros meios de transporte.

Entre os resultados, a pesquisa mostrou que 50% da geração X e 49% dos baby boomers afirmam ter carro. Esse número cai para 39% na geração Y e para 23% na geração Z. Dos que não possuem veículos, o estudo quis saber sobre o desejo de comprar um nos próximos cinco anos: 70% da geração Z afirmaram que desejam adquirir um modelo enquanto 69% dos entrevistados das gerações X e Y têm a mesma intenção. Ou seja, o desejo de ter um veículo próprio no País é alto.

Em entrevista ao Automotive Business, o presidente da Anfavea Antonio Megale afirmou que os resultados foram surpreendentes e tal conhecimento é fundamental para direcionar iniciativas da indústria. "É muito comum vermos análises sobre a transformação da indústria automobilística, principalmente sobre o desejo de possuir ou apenas utilizar um automóvel. Contudo, sentíamos falta de ver estas afirmações calcadas em números que mostrem a realidade dos fatos. A pesquisa tem este objetivo: apresentar dados sobre a relação das pessoas com a mobilidade, inclusive para direcionar algumas ações da indústria", declarou.

Todas as gerações apontaram que o carro é o principal meio de transporte: 38% dos baby boomers, 42% da geração X, 41% da Y e 40% da Z. Entre os que preferem o carro como principal forma de se locomover, o conforto e a praticidade foram apontados como principais atributos. Nas gerações dos baby boomers e X os ônibus se tornaram a preferência de 15%, índice que caiu para 9% nas gerações mais recentes.

Com relação à frequência de uso dos diferentes tipos de transporte, a pesquisa aponta que aplicativos dedicados se apresentam como alternativa e não substituição de outros modais, mesmo nas gerações mais novas: apenas 9% do total de respondentes utilizam aplicativos de transporte como Uber ou 99 todos os dias. Mesmo na geração Z, a mais conectada de todas, 93% dizem que já utilizaram aplicativos, mas apenas 13% os utilizam com uma frequência acima de três vezes por semana.

Questionados sobre o futuro, 70% dos participantes da geração Y e 66% da geração Z acreditam que o carro ainda será o principal meio de transporte no futuro. Do total, 34% acreditam que aplicativos de transporte e carona compartilhada representam o papel do carro no futuro, enquanto 32% avaliam que o carro como conhecemos continuará sendo o principal meio de transporte.

Com informações do Automotive Business.

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