clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

As fazendas verticais são vistas como solução para a falta de espaço por permitirem o cultivo de ervas, verduras e até frutas em espaços reduzidos. Agora, a cadeia varejista sueca de móveis de baixo custo Ikea resolveu apostar no conceito.

O laboratório de inovação da empresa, o Space 10, desenvolveu uma mini-fazenda, o Lokal. A novidade recorre ao sistema de hidroponia (de cultivo de plantas sem o uso de terra) para o crescimento dos alimentos. Os cultivos são feitos em bandejas empilháveis com o clima controlado e água e a quantidade de nutrientes minerais calculados.

A luz solar é simulada por luzes LED que, segundo os desenvolvedores, permitem colheitas até três vezes mais rápido do que com os métodos tradicionais. Este sistema também usa 90% menos de água, reduzindo o desperdício.

O próximo passo é a incorporação ao projeto de sensores e da conexão dos dados com o Google Home. Os sensores inteligentes vão medir e controlar o meio ambiente, enquanto aprendem como gerar um crescimento mais saudável e rápido as culturas. O mesmo sistema vai permitir que os agricultores locais verifiquem a situação de sua safra (crescimento, por exemplo) por meio de seus smartphones no aplicativo Google Home.

A Ikea ainda não decidiu se vai comercializar o Lokal nas suas lojas. De acordo com o diretor dos serviços de comida da empresa, Michael La Cour, o projeto ainda precisa de mais desenvolvimento para estar pronto para o varejo.

Com informações dos sites Sapo e do IG.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/.