clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação Nanollose)

As bactérias são peças-chave na produção de tecidos a partir da biomassa de vinho, cerveja e outras bebidas. Os micro-organismos atuam nos resíduos de bebidas e, pelo processo de fermentação, originam uma celulose que pode ser aplicada na produção de peças de vestuário. Esse método vem sendo desenvolvido por uma startup australiana que no momento busca financiamento por meio de seu site na internet http://nanollose.com/.

O primeiro vestido fabricado pela Nanollose, de tecido obtido do processo de fermentação de biomassa de cerveja, foi exibido na World Expo 2015 em Milão, na Itália, e despertou interesse mundial. Além de inovadora, a técnica atende aos pedidos dos consumidores por roupas mais sustentáveis, já que o cultivo de algodão é grande consumidor de água, cobre áreas que poderiam ser destinadas à produção de alimentos e utiliza insumos químicos.

A Nanollose pretende atender primeiramente o mercado da Ásia, que é grande consumidor de tecidos, para depois expandir a produção para escala global.

Com informações do site Stylo Urbano.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/5/.