clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Apesar de ser o sexto estado mais populoso do país, o Paraná responde pelo segundo lugar da indústria de alimentos. A produção cresceu 27,6% nos últimos oito anos e carnes, amiláceos e óleos e gorduras vegetais são os principais produtos fabricados.

O setor é responsável por empregar cerca de 288,7 mil pessoas com carteira assinada no Paraná. “O segmento de bebidas é o que apresenta a maior densidade de empregos em inovação, e os abatedores, desossadores e afins são as ocupações que reúnem o maior volume de trabalhadores”, informa Carlos Fröhlich, um dos economistas responsáveis pelo levantamento.

As informações são de um estudo produzido pela área do Observatórios do Sistema Fiep e apresentado no início de novembro último durante o segundo painel de especialistas do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Agroalimentar 2031, iniciativa que reúne entidades públicas, instituições de ensino e representantes da indústria do setor no Estado. O objetivo é traçar as visões de futuro propostas pelos especialistas durante a realização dos paineis estratégicos e permite a inclusão de ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do setor.

As visões, que vão nortear as ações propostas, já estão definidas e são:

Visão 1 – Internacionalização das indústrias agroalimentares

Visão 2 – Cadeia agroalimentar paranaense no modelo de economia circular

Visão 3 – Produtos agroalimentares paranaenses competitivos e reconhecidos pela procedência

Visão 4 – Referência nacional e internacional em produtos orgânicos

Visão 5 – Referência no desenvolvimento de alimentos funcionais e para fins especiais

A consulta web já foi realizada. As próximas etapas são a consolidação da agenda de ações de futuro, validação de conteúdo com os especialistas, publicação e lançamento do Roadmap Agroalimentar 2031 (2018) e estabelecimento do processo de governança.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/.