clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Rede AgroNano, Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio da Embrapa, deve lançar em breve uma etiqueta que avisa o ponto de maturação das frutas embaladas. O trabalho, desenvolvido em parceria com instituições privadas, é baseada na inclusão de nanosensores na tinta de imprimir.

A cor do rótulo vai mudando conforme a fruta vai emitindo gás etileno. Quando o adesivo colado na fruta estiver roxo a fruta estará verde e, à medida que for ficando mais cinza, a fruta está própria para consumo até alcançar o cinza intenso, quando o alimento está podre.

A empresa que atua em parceria com a Embrapa no projeto, a Siena Idea, está trabalhando na escala de cores e num aplicativo para fazer a leitura das etiquetas. Assim que o protótipo estiver pronto, será feito um teste com produtor de caqui, provavelmente, conforme informou a empresa ao jornal O Estado de S. Paulo. Apesar de custar centavos, a etiqueta pode ser cara para aplicação em frutas muito baratas.

Outras seis empresas parceiras da Rede AgroNano devem lançar, no próximo ano, inovações na área, como filmes biodegradáveis feitos de alimentos, snacks nutritivos de ingredientes reaproveitados e um hidrogel que otimiza o uso de água e fertilizantes na agricultura.

Com informações do Estadão.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/.