clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)
Já começou a funcionar, em Curitiba, o InPAR -- Instituto Paraná Reciclagem. A entidade é formada pelos sindicatos do setor alimentício Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep e conta com o apoio da Fiep. A iniciativa é resultado de um compromisso assinado entre o grupo de sindicatos e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) para o cumprimento de metas relacionadas à logística reversa e reciclagem de embalagens.
 
“Qualquer empresa associada aos sindicatos e filiada à Fiep poderá aderir ao InPar. Os sindicatos farão a adesão sem custos e depois cada empresa associada ao sindicato poderá aderir ao InPar. Empresas de outras bases também poderão participar”, diz Rommel Barion, presidente do InPar.  As empresas que estiverem associadas ao instituto estarão asseguradas, no âmbito estadual e nacional, e poderão comprovar perante os órgãos fiscalizadores e no momento da renovação da licença de operação, que participam do acordo setorial e que contribuem para as ações exigidas pelo Governo.
 
O InPAR tem como propósito promover a adequação das empresas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, minimizar os impactos de suas atividades ao meio ambiente e alertar as associadas quanto à adequação à legislação para evitar multas e autuações. “Em âmbito estadual, estamos trabalhando para instalar pontos de coleta seletiva, para dar apoio a associações de catadores. Nosso trabalho será social e educativo”, explica Barion.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, considera que os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público possuem responsabilidade compartilhada pelos resíduos resultantes do pós-consumo dos produtos.