clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Stock Adobe)

Existem no Brasil cerca de 35 engenharias, cada uma com enfoques e objetivos diferentes. Nos últimos anos, os cursos graduação em Engenharia passaram a ter uma procura maior. No setor privado, na modalidade presencial, o número de ingressantes passou de 125.173 em 2010 para 259.811 em 2015, um crescimento de mais de 100%, sendo o crescimento bem mais modesto no setor público, de 55.614 para 71.514 (28%). Atenta às tendências e necessidades do mercado as Faculdades da Indústria, por meio do Senai no Paraná, oferecem sete diferentes engenharias: automotiva, elétrica, mecânica, mecatrônica, software, energia e de produção.

"Como as Faculdades estão integradas ao Instituto Senai de Tecnologia e Inovação os alunos podem optar por entrar no curso técnico e depois complementar o estudo com o ensino superior na Engenharia", explica Carlos Eduardo Leite, gerente de ensino superior do Sistema Fiep.  Outra vantagem desse processo é que o estudante, após terminar o ensino superior, também pode continuar nas Faculdades da Indústria se especializando.

"No passado formavam-se operadores, hoje formamos profissionais que vão fazer a ponte entre a necessidade da indústria e nossos institutos através de Pesquisa de Desenvolvimento (P&D) ", comenta Leite.

Atualmente, o Sistema Fiep conta com Institutos de Tecnologia nas áreas de Alimentos, Celulose e Papel, Construção Civil, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Meio Ambiente e Química, Tecnologia da Informação e Comunicação ? além dos dois Institutos de Inovação, em Eletroquímica e Engenharia da Estruturas. 

Vestibular

A inscrições para o vestibular de inverno podem ser feitas até 23 de agosto. Confira os cursos disponíveis no link: http://www.faculdadesdaindustria.org.br/vestibular/

Serviço:

Vestibular Tradicional das Faculdades da Indústria

Provas agendadas: de 05/04 à 23/08

·   1º vestibular tradicional - concurso de bolsa: prova dia 08/06

·   2º vestibular tradicional - concurso de bolsa: prova dia 20/07

·   Início das aulas: 29/07

·   Data final para matrícula: 23/08

Onde: Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina

Inscrições pelo site www.faculdadesdaindustria.com.br/vestibular

Com informações do Sistema Fiep.