clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

As empresas do Paraná têm até dia 31 de janeiro para recolher a Contribuição Sindical Empresarial. O valor é pago anualmente, e tem como objetivo manter a estrutura representativa do setor produtivo, fortalecer as entidades que defendem os interesses da indústria e possibilitar a realização de serviços. Para informações sobre a emissão da guia para recolhimento e as vantagens obtidas por meio da contribuição, acesse www.industriaforteparana.com.br.

Com o trabalho integrado de sindicatos empresariais, federação e confederação, as indústrias podem contar ações para a representação e para a promoção de serviços voltados à profissionalização da gestão, qualificação dos trabalhadores e melhoria da qualidade de vida da comunidade industrial.

No Sistema Fiep, por exemplo, as contribuições garantem desde a possibilidade de oferta de cursos com conteúdos específicos para os negócios até acesso facilitado a linhas de financiamento e programas com instituições e bancos parceiros para fomentar o crescimento e ampliar a competitividade. Um exemplo é o Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, estruturado em três eixos: Incentivo, Capacitação e Internacionalização.

Uma das indústrias beneficiadas, a Flaus Indústria e Comércio de Peças, de Sarandi, no Noroeste do Paraná, que está no mercado desde 1994, começou fabricando materiais específicos e hoje tem mais de 1,5 mil itens em sua linha de produção. O avanço foi possível a partir da participação da empresa no Programa, pelo qual a indústria acessou o Edital Lean Express, voltado à redução de custos e ganhos de produtividade na fábrica.  “O programa foi viabilizado por meio da parceria entre a Fiep e o Sindimetal”, conta José Roberto Souza Correa, diretor administrativo da empresa. Segundo ele, são benefícios como estes que fazem a diferença e que permitem à indústria ter acesso a subsídios que, dificilmente, de forma individual, a empresa conseguiria obter.