clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Gelson Bampi)
A indústria do trigo no Paraná tem um parque moageiro moderno, com elevado grau tecnológico e alta capacidade produtiva. A qualidade dessa indústria é resultado de investimentos de cerca de R$ 1 bilhão realizados na última década pelos empresários do setor. Com mão de obra especializada e equipamentos atualizados, já conquistou diversas certificações. Essas e outras informações constam da versão atualizada do Panorama Setorial da Indústria do Trigo, estudo realizado pela Fiep e pelo Sindicato da Indústria do Trigo (Sinditrigo).

O estudo demonstra que a indústria paranaense do trigo é altamente competitiva e diversificada, produzindo farinhas tanto para a indústria de massas e biscoitos quanto para a panificação e varejo. A qualidade do produto final é resultado também da melhoria do trigo, que evoluiu muito com investimentos em genética. Outro ponto é a pouca necessidade de trazer matéria-prima de outros Estados; em muitos casos os moinhos trabalham com moagem 100% de trigo paranaense.

O Paraná é o primeiro produtor nacional do grão, respondendo por 61% da produção brasileira, e o Estado que concentra o maior parque moageiro, com 96 moinhos, que respondem por 23% da produção nacional de farinhas. Metade da produção paranaense abastece outros Estados e a exportação não é feita por questões tributárias.

Segundo o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o setor tem inúmeros desafios a serem superados e o levantamento traz informações relevantes para auxiliar no planejamento de estratégias, na tomada de decisões e na implantação de ações que impulsionem os negócios do setor. Acesse o documento com informações completas aqui https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/para-sindicatos/estudos-economicos/uploadAddress/Panorama_do_Trigo_final_Alta[76388].pdf.