clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Um grupo de cientistas espanhóis publicou um artigo no jornal Plant Biotechonology descrevendo um estudo que gerou um trigo 85% menos nocivo aos celíacos e a quem tem intolerância.

Os pesquisadores retiraram do glúten a parte das gliadinas, a proteína responsável pelos efeitos negativos em pessoas com sensibilidade. A técnica usada foi a chamada CRISPR (sigla em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas) pela qual eles inutilizaram 35 dos 45 genes do trigo responsáveis por produzir a gliadina.

Segundo disse Francisco Barro, um dos autores do estudo, em entrevista à New Scientist, o pão feito com o trigo geneticamente modificado conseguiu ser tolerado por 20 cobaias sensíveis ao glúten. No Brasil, segundo Associação de Celíacos do Brasil – Acelbra um entre cada 600 brasileiros é portador de doença celíaca.

Com informações da Superinteressante e do portal Engeplus.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/.