clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Anvisa e um grupo de trabalho discutem uma nova proposta para melhorar a rotulagem e facilitar o entendimento dos consumidores sobre as informações nutricionais contidas nas embalagens dos alimentos.

Segundo a Anvisa, os modelos de rotulagem que viriam na frente da embalagem são adaptações dos padrões utilizados no Reino Unido e no Chile, principalmente. No Reino Unido é utilizado um sistema de semáforo nutricional, enquanto o Chile adota o modelo de advertências. Porém há ainda outros modelos que podem ser usados no Brasil. Atualmente, não há estudos científicos publicados que comparem a efetividade dos modelos neste aspecto da compreensão e promoção das escolhas alimentares mais adequadas para a população brasileira.

Os documentos que tratam da revisão da rotulagem estão sendo publicados para que os interessados no tema possam acompanhar o processo, antes mesmo da abertura da Iniciativa Regulatório e da Consulta Pública que acontecerão em breve.

Como próximos passos, a Anvisa declara que vai discutir regulamentos como a abrangência e exceções dos regulamentos, os perfis nutricionais, as bases de declaração e os ingredientes a serem declarados da rotulagem nutricional, critérios de legibilidade, entre outros. Mais informações no site http://portal.anvisa.gov.br/.

Com informações da assessoria de imprensa da Anvisa.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/especial/boletins-setoriais/1/.