clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação/Sanepar)
O que era descartado pode gerar benefícios para processos produtivos. É o caso do lodo proveniente de estações de tratamento de esgoto. O material é rico em matéria orgânica, como nitrogênio, fósforo e potássio e, além de corrigir o solo, por meio do calcário presente no lodo, complementa a lavoura com nutrientes.

Uma experiência da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou o primeiro lote de lodo proveniente das estações de 12 municípios da região de Telêmaco Borba. A propriedade beneficiada fica no município de Tibagi que neste primeiro lote, recebeu 352 toneladas de lodo. 

O material foi acompanhado pela Sanepar pelo período de um ano, quando foram feitas análises de matéria orgânica, vírus e bactérias, seguindo as exigências dos órgãos ambientais. Na estrutura criada especialmente para receber o lodo, ele foi desaguado, higienizado, estabilizado e armazenado em lotes até estar pronto para ser encaminhado para a agricultura. “Passado todo esse processo, foi feito o contato com o agricultor, pois tem de haver uma condição de área favorável para receber esse lodo, respeitando os requisitos de legislação ambiental”, detalha o coordenador Industrial da Sanepar, Rafael Polak. 
Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná.