Rua Brigadeiro Franco, 3389 - Rebouças<br>
Curitiba/PR <br>
CEP: 80250-030
A indústria de "Fabricação de celulose, papel e produtos de papel" do Paraná é a segunda maior do País em número de empregados (19.321 ou 11,33%), perdendo apenas para São Paulo (76.356 ou 44,76%), segundo dados do Ministério do Trabalho de dezembro de 2010. O setor ocupa 11ª posição no ranking dos setores da indústria do Paraná, sendo responsável por 3,07% dos trabalhadores do Estado.
Embora os 326 estabelecimentos voltados ao setor estejam divididos em 82 municípios, especialmente em Curitiba (com 55 estabelecimentos) e Maringá (com 23), há concentração de postos de trabalho em Telêmaco Borba (2.045), Guarapuava (1.390), Curitiba (1.197) e União da Vitória (1.008). Este número de empresas equivale a 12,7% do total de estabelecimentos brasileiros do setor.
A série histórica demonstra que o Paraná sofreu um pequeno declínio no número de trabalhadores entre 2008 e 2009, retomando a curvatura positiva no ano seguinte. O fenômeno acompanhou a trajetória nacional, como possível conseqüência da crise econômica mundial.
Quanto à remuneração média, o setor paranaense fechou o ano de 2009 com R$ 22,2 milhões, sendo que a atividade com maior remuneração é a de fabricação de papel.
Embalagens de papel
Já a indústria de embalagens de papel possui 143 empresas no Paraná, figurando como o quinto estado em número de estabelecimentos do setor no cenário nacional. Está presente em 39 municípios, sendo que os estabelecimentos se concentram nos municípios de Curitiba (29) e Londrina (22).
Este segmento emprega, formalmente, 4.377 pessoas no Estado. Curitiba também concentra o maior número de empregos formais no setor (1.809), seguida por Ponta Grossa (345) e Rio Negro (327). Londrina emprega 170 trabalhadores. A média do setor no ano base de 2009 foi de R$ 6 milhões, sendo que a atividade com maior remuneração é a fabricação de chapas e de embalagens de papel ondulado.
Fontes:
MTE/RAIS (2009) para emprego, estabelecimentos e remuneração
média.