SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Londrina se une para se tornar uma "Cidade Inteligente"

Assunto foi tema de conferência municipal realizada em agosto

clique para ampliarclique para ampliarEvento discutiu como transformar Londrina em uma Cidade Humana, Inteligente e Inovadora (Foto: Prefeitura de Londrina)

Imagine a possibilidade de solucionar problemas em diversas áreas como meio ambiente, mobilidade e economia com o uso de inovações. Este é o conceito básico das “Smart Cities” - em português, “Cidades Inteligentes”.

Grandes empresas, instituições de ensino e governos pelo mundo têm apostado em aperfeiçoar a infraestrutura e tornar os centros urbanos cada vez mais eficientes e melhores de se viver com o uso de tecnologias. E o assunto foi tema de uma conferência realizada entre os dias 09 e 10 de agosto pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), em conjunto com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e apoio do Senai e Sebrae/PR.

Para Pedro Sella, diretor de Ciência e Tecnologia da Codel e presidente da comissão organizadora da IV Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o encontro foi importante para que a cidade comece a planejar ações de forma coordenada.

Na avaliação de Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o evento - com o tema “Como Transformar Londrina em uma Cidade Humana, Inteligente e Inovadora (Smart City)” - trouxe à tona discussões que abrem muitas oportunidades de negócios, especialmente para o setor de Tecnologia da Informação (TI). “O que foi debatido na conferência pode ser utilizado para desenvolver estratégias e ações de inovação pelo município”, afirma.

Para Luis Carlos de Albuquerque Silva, presidente do APL de TI de Londrina e Região, a cidade tem vocação para a tecnologia. Na visão dele, o setor de TI precisa se articular para unir oportunidades e aliar o trabalho com a gestão municipal, em busca de aumentar o desenvolvimento. O investimento, segundo ele, pode contar com recursos da União. Silva garante que Londrina tem empresas capazes de fornecer as ferramentas tecnológicas necessárias para a sua transformação em “Smart City”.

Um dos palestrantes na conferência, Carlos Frees, especialista em projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), diz que Londrina tem um potencial muito grande para se tornar uma cidade inteligente. “O envolvimento não pode ser de um prefeito, mas de toda a cidade”, destaca.

Com informações do Sebrae-PR

Sua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IELSINFOR-PR se torna membro de Conselho Municipal