SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Assistente de viagem é o aplicativo vencedor do Hackathon Viação Garcia

Evento, realizado no mês de junho por uma das maiores empresas da região sul de transporte, teve como objetivo desenvolver soluções tecnológicas para projetos estratégicos e inovadores para a companhia

clique para ampliarclique para ampliarO Hackathon Viação Garcia 2016 premiou as três equipes finalistas que receberam, no total, R$ 9 mil (Foto: Divulgação)

A Viação Garcia, uma das maiores empresas de transporte da região sul, promoveu, entre 10 a 12 de Junho, o Hackathon Viação Garcia 2016. A maratona contou com 11 equipes formadas por empreendedores, designers e programadores, que desenvolveram soluções tecnológicas para projetos estratégicos e inovadores para a Viação Garcia em varias áreas.

O projeto Hackathon Viação Garcia 2016, primeira maratona do gênero realizada pela empresa, teve como um de seus objetivos aproximar a companhia do potencial de inovação e criatividade do mundo das startups. Trata-se de uma tendência hoje chamada de corporate venture, que vem se consolidando no mundo corporativo internacionalmente.

O Hackathon Viação Garcia 2016 premiou as três equipes finalistas que receberam, no total, R$ 9 mil. A Viação Garcia ainda poderá adicionalmente decidir contratar o desenvolvimento das demais ideias posteriormente ao evento. A intenção da empresa é implementar esses projetos inovadores. Se em 60 dias a empresa não utilizar as ideias, vai liberar a propriedade intelectual para que as equipes comercializem como desejarem as soluções criadas durante a maratona.

O primeiro lugar foi conquistado pela Equipe Garrida, que tinha como integrantes Clybas Rocha Neto, Guilherme Costa e Danielle Olivio Campanner. A solução desenvolvida por eles foi o aplicativo “TAli”, um assistente de viagem que avisa por mensagem onde o cliente está e quanto falta para chegar, além de outras funcionalidades.

O segundo Lugar ficou com a equipe HRD, composta pelos integrantes Danhara Gomes, Ricardo Ivan eHugo Orsolini. Eles desenvolveram o AppBus, um aplicativo multi plataforma (Android, IOS e Windows Phone) e multi soluções de serviços e entretenimento para o grupo Garcia Brasil Sul.

A medalha de bronze foi para a equipe FollowBus, que criou um aplicativo para rastreio dos ônibus metropolitanos, exibindo uma estimativa de chegada de acordo com as entradas do usuário. Além disso, o aplicativo terá como função gerar rotas inteligentes para usuários que não sabem quais ônibus podem pegar para chegar ao destino.

Por ser um aplicativo exclusivo da Viação Garcia, o usuário terá acesso a informações dos ônibus e dos motoristas, com o objetivo de gerar uma confiança em relação ao serviço de transporte que está utilizando. Os integrantes da equipe são Guilherme Corredato Guerino; Gabriel Takahashi Bragança, Breno Augusto Guerra Zancan, Gustavo Marcelino Dionísio e Tércio Weslley Sant'Anna de Paula Lima.

Organização

O evento foi assinado por Vera Moraes, da Agência Inventtando, que foi contratada pela Viação Garcia. Segundo ela, a companhia de transporte rodoviário está muito feliz de contribuir com o ecossistema do empreendedorismo e tecnologia no Brasil, fomentando criatividade e inovação junto às startups brasileiras. “A empresa está comprometida com essa missão na prática, e deseja realmente que um dos projetos selecionados seja efetivamente incorporado nas nossas estratégias de mercado através de suporte técnico e mercadológico”, conta Vera.

Com informações da assessoria de imprensa do Hackathon Viação Garcia

Cursos de férias da Unifil abordam temas importantes para empresasQualificação profissional pode ser fator-chave para crescer em tempo de crise