SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Startups de Londrina apresentaram modelo de negócio durante Campus Party

Maior evento de tecnologia do mundo reuniu empreendedores e investidores em São Paulo no mês de fevereiro

clique para ampliarclique para ampliarStartups selecionadas competem no Like a Boss, durante a Campus Party (Foto: Pixabay)

Cinco empreendedores de Londrina e Região viveram a experiência de “campuseiros”, termo utilizado para designar os participantes da Campus Party. Trata-se do maior evento do mundo na área de tecnologia, ciência e cultura nerd, que realizou a sua 10ª edição no Brasil. Todos eles são idealizadores de startups e fazem parte de projeto ancorado pelo Sebrae/PR, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do setor e angariar investidores para facilitar a viabilização dos negócios.

Para o consultor do Sebrae/PR em Londrina, Fabrício Bianchi, que coordena o trabalho junto às startups na regional norte do Paraná, a participação na Campus Party consolida a Região como uma referência nessa área. “Começamos a trabalhar nessa linha estratégica apenas em 2015 e já temos projetos que estão se destacando no cenário nacional. Isso demonstra que estamos no caminho certo, contribuindo para a divulgação e promoção desses negócios. Para os empreendedores, estar no Campus Party é uma oportunidade incrível. O evento pode ser considerado uma “vitrine” de exposição mundial. Lá, eles tiveram contato com investidores e mentores de alto nível”, afirma.

A Rais Saúde e a Eduletrando participam de um espaço chamado “Fazedores”, onde aconteceram dezenas de oficinas durante o evento todo. A intenção da Campus Party é promover a cultura maker no Brasil, mostrando aos visitantes o que significa “colocar a mão na massa”, aprendendo e se divertindo muito no processo. O “Fazedores” é dedicado para empreendedores e comunidades que hoje promovem a cultura maker no país, e convida os participantes para realização e participação em oficinas, além da exposição de seus projetos neste mesmo espaço.

A Rais Saúde desenvolveu um sistema para agendamento e pagamento de consultas médicas via mobile, está animado com a apresentação do negócio na Campus Party. E a Eduletrando desenvolve conteúdo interativo utilizando livros com gamificação e realidade aumentada, visando incentivar à leitura e ampliar o conhecimento das crianças.

Like a Boss

Inside Places, Beija Flor e Cuke, foram selecionadas para participar do Like a Boss 1 Up, em São Paulo, que aconteceu durante a Campus Party.

A Beija Flor é uma startup que presta serviços de gestão para as micro e pequenas empresas com baixo custo e uma gama de diferenciais.

A Cuke é uma plataforma é dirigida para profissionais de vendas diretas ou empreendedores individuais com o propósito aumentar o resultado financeiro. A ferramenta integra as informações de clientes, vendas, produtos, compras e estoque, facilitando os controles. Hoje, o Cuke tem 7 mil usuários em mais de 90 países e já registrou 54 mil downloads.

A Inside Place recria espaços que podem levar as pessoas a um tour virtual por lugares que não necessariamente existem fisicamente ou que estejam distantes, como uma vinícola na França, por exemplo.

Competição

A competição faz parte de uma estratégia do Sebrae Nacional para capacitar empreendedores e contribuir para a sustentabilidade de negócios digitais no país.

Em cada fase da competição as empresas cumprem tarefas presenciais e, em ambientes virtuais. O Sebrae analisa a equipe que compõe o negócio e a função dos seus integrantes, o faturamento, a visão de futuro, o potencial de mercado, entre outros aspectos.

Na linguagem típica dos games, 1 UP significa um poder extra ou uma vida a mais para o jogador. O Sebrae Nacional escolheu essa nomenclatura para mostrar que pode oferecer mais energia e força ao empreendedor, por meio da capacitação e do aumento da competitividade de suas empresas. 

O coordenador do Sebrae Nacional de Startups,  Marcio Marques Brito, explica que a plataforma da competição contribui com a formação de um banco de dados sobre as startups brasileiras. “Durante as seis etapas da competição, conseguimos reunir informações importantes, como diagnóstico de maturidade e potencial de internacionalização dessas empresas, por exemplo”, relata Brito.

Na opinião do coordenador, o maior benefício do Like Boss para as empresas, é a oportunidade de apresentar a sua ideia. “Eles podem fazer conexões e se aproximar de investidores ligados a aceleradores e incubadoras”, acrescenta Marcio Brito.

Vote Bem, da Fiep, concorre ao prêmio Boas Práticas Eleitorais do TRECenários e perspectivas para o setor de TIC é tema de palestra em Londrina