SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Universitários de Londrina, Pato Branco e Guarapuava são vencedores do Prêmio Sercomtel de Inovação

Premiação teve 46 projetos inscritos de 14 cidades paranaenses; iniciativa teve como objetivo promover a aproximação entre mercado e academia para criação de projetos com potencial mercadológico e relevância social

clique para ampliarclique para ampliarOs três alunos premiados, ao lados dos orientadores (Foto: SINFOR PR)

Com o objetivo de incentivar a criação de projetos e pesquisas na área de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) no Paraná, o SINFOR PR, em parceria com a SERCOMTEL, promoveu a primeira edição do Prêmio Sercomtel de Inovação. A premiação, dirigida exclusivamente ao público acadêmico do Paraná, formado por estudantes, professores e pesquisadores, teve 46 projetos inscritos, de 14 cidades do estado.

Sete universitários foram selecionados para concorrer à grande final, com base na relevância do tema do projeto, consistência e viabilidade técnica, aplicação prática e potencial inovador. Os nomes dos vencedores foram divulgados durante o jantar de confraternização do setor de TIC em Londrina, na noite de 02 de dezembro, no Buffet Laguna.

Luiz Fernando Milano Oliveira, estudante da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sagrou-se campeão com o projeto “Workflows para recuperação de imagens médicas por conteúdo em ambiente distribuído”. Ele parabeniza a todos os seis finalistas que participaram do prêmio. “Esse é só o começo de uma longa caminhada que estamos fazendo para alavancar a tecnologia”, comemora.

Wiglan Toscan Mariani, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, conquistou o segundo lugar com o projeto “Aplicativo identificador de espaços acessíveis para uso em dispositivos móveis”. Mariani agradece os organizadores pela iniciativa. “A premiação aproxima o mundo acadêmico e o mundo dos negócios e é algo que deve ser comemorado. Agradeço a minha orientadora que tornou o meu trabalho possível”, revela.

Jesher Heliel Rodrigues, da Faculdade Guaracá, de Guarapuava, ficou com a medalha de bronze, com o projeto “OTO: um aplicativo android para auxílio de aprendizagem de crianças portadoras de TEA”. Ele dedica o prêmio à orientadora e à sua família. “A premiação mostrou que o setor de TIC pode ajudar as famílias que possuem casos de autismo. Agradecemos a oportunidade que tivemos de participar dessa premiação”, comentou o estudante.

Objetivo

Marcus von Borstel, presidente do SINFOR PR, conta que a ideia do prêmio é contribuir com o crescimento do Paraná na área de TIC. “Queremos fortalecer o estado e incentivar os alunos a perceberem oportunidades na área de tecnologia, além de formar empreendedores”, diz.

Guilherme Casado, presidente da SERCOMTEL, explica que o prêmio promove a geração de grandes ideias no ambiente acadêmico, capazes de contribuir com o desenvolvimento de toda a sociedade, uma vez que o setor de TIC é transversal, está presente e é altamente difundido em empresas e instituições de todas as áreas. “Os sete projetos finalistas eram muito interessantes e, em minha opinião, se destacaram aqueles de cunho social. A premiação incentiva à fusão entre a academia e o mercado, tão necessária para o Brasil avançar”, afirma.

Júri

A premiação contou com um júri seleto, formado por várias autoridades e entidades ligadas ao setor de TIC. Mauro Sorgenfrei, do Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Telecomunicação da CELEPAR, comenta que os projetos apresentaram alto nível. “Todos estavam bem fundamentados, as ideias bem estruturadas e justificáveis. O prêmio é importante para o mercado, para a academia e também para quem está ingressando no empreendedorismo, principalmente nas startups.”

Na opinião de Luis Albuquerque da Silva, presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, o número de inscritos mostra o interesse dos universitários na premiação. “A maioria dos sete projetos selecionados entre os melhores tinha como temática a acessibilidade. O resultado foi muito interessante e demonstra que a premiação deve ser replicada nos próximos anos”, salienta.

Para Sérgio Milani, superintendente da Copel, o prêmio fomenta a inovação dentro da academia e aproxima as universidades do meio empresarial. “Achei muito interessante. Havia trabalhos de diversos segmentos, passando pela área comercial até a área médica. Com certeza, a premiação ajuda a academia a se aproximar da realidade das empresas”, observa.

Heverson Feliciano, gerente da regional norte do Sebrae/PR, acrescenta que a iniciativa é excelente para Londrina e região. “O prêmio uniu várias entidades com o intuito de incentivar a inovação. Os projetos selecionados são facilmente aplicáveis e podem, rapidamente, se transformar em novos negócios”, finaliza.

Reconhecimento        

Diversas autoridades marcaram presença no jantar e elogiaram a iniciativa do SINFOR PR e da SERCOMTEL. O prefeito Alexandre Kireeff parabenizou as entidades que idealizaram a premiação. “É sensacional. O setor de TIC está norteando o desenvolvimento econômico mundial e é muito importante também para a economia de Londrina. O prêmio é uma iniciativa muito importante e contribui decisivamente para a pujança da indústria de TIC de Londrina”, destaca.

Pedro Granja Sella, diretor do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) acrescenta que o prêmio estimula o setor produtivo. “Iniciativas como essas são capazes de originar as empresas de base tecnológica. O prêmio é o primeiro passo”, conclui. 

Ronaldo Cousa, presidente da Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (CINTEC), acredita que a premiação é de fundamental importância para motivar o meio acadêmico. “A iniciativa incentiva à integração entre mercado e academia. A primeira edição foi um sucesso, o que nos motiva a realiza-lo todos os anos, estimulando os universitários a pensarem em projetos inovadores”, relata.

Carlos Henrique Kasuya, representante da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO), o prêmio chama também a atenção das grandes empresas. “Muitas inovações foram apresentadas e essas ideias podem gerar negócios que vão alavancar nossa economia. Com certeza, o setor de TIC vai colher os resultados no futuro.”

Indústrias podem aderir a editais do Programa de Melhoria da Competitividade IndustrialProjeto propõe previsão legal para que a mulher faça exame de gravidez na demissão