SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Projeto de inovação reúne ideias de sindicatos para fomentar a melhoria dos processos

Seis Casas da Indústria integraram a iniciativa e apresentaram sugestões para serem aplicadas durante o ano de 2017

clique para ampliarclique para ampliarOs sindicatos formularam sugestões para serem aplicadas em cada uma das regiões com o objetivo de aumentar o quadro de associados (Foto: Reprodução)

Os sindicatos das regiões Campos Gerais, Oeste, Noroeste, Norte e Sudoeste do Paraná que fazem parte das seis Casas da Indústria no Paraná participaram, no início de dezembro, da Banca Avaliadora do Projeto de Inovação para o Desenvolvimento Sindical, realizado pela Fiep e operacionalizado e desenvolvido de acordo com metodologia do Centro de Internacional de Inovação do Senai - C2I. A iniciativa foi promovida por meio do Programa de Melhoria de Competitividade Industrial, que utiliza recursos da Contribuição Sindical.

Os sindicatos formularam sugestões para serem aplicadas em cada uma das regiões com o objetivo de aumentar o quadro de associados, além de melhorar o atendimento e os serviços prestados às indústrias já associadas. A ação também pretende incentivar o desenvolvimento de competências para inovação nos sindicatos, resultando em processos, oportunidades e elaboração de novos serviços, produtos e estratégias. Tudo isto impactará positivamente nas empresas.

“Esta também é uma ação da Fiep para valorizar os executivos dos sindicatos, que são peças fundamentais no desenvolvimento de iniciativas desta natureza”, salienta Maria Aparecida Lopes, Gerente de Relações Sindicais da Fiep.

Os executivos de 26 sindicatos realizaram as cinco etapas da iniciativa: sensibilização em inovação, sustentabilidade, cultura e tipos de inovação; análise ambiente sindical e competitivo, perfil das indústrias e sindicatos e tendências dos setores industriais; workshop de geração de ideias, identificação de oportunidades para o sindicato e ferramentas de criatividade; realização de um plano de ação para as oportunidades e para implementação do mesmo; apresentação destes projetos para uma banca especializada.

Para a última fase, os executivos se reuniram em Curitiba, onde foram apresentados à Banca Avaliadora, formada por: Reinaldo Tockus, superintendente da Fiep; José Antonio Fares, superintendente do Sesi, Senai e IEL; Filipe Cassapo, gerente do C2i; e os vice-presidentes da federação Paulo Pupo e Abilio Santana.

"Esta experiência foi uma ótima oportunidade e um grande aprendizado. Não apenas com as ideias dos demais, mas como lidar com problemas comuns, usando boas práticas no ambiente sindical. Todos os projetos apresentados são significativos e têm elementos para serem apoiados pela Fiep. Os projetos que não foram contemplados neste momento serão priorizados à medida que tivermos recursos direcionados", comentou Tockus.

Para Santana, a experiência compartilhada enriquece os sindicatos. "Foram projetos de alto nível. Mesmo aqueles que não foram escolhidos agora podem ser facilmente aplicados nos sindicatos. Foi realmente enriquecedor e eu já compartilhei algumas ideias com o executivo do meu sindicato", contou Santana, que também é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep).

Ao final 6 projetos foram classificados para implantação em 2017:

- Casa da Indústria de Cascavel: Assessoria Jurídica Online e Presencial (AJO); Compras Web

- Casa da Indústria de Francisco Beltrão: Acervo da História e da Evolução Tecnológica da Indústria do Sudoeste do Paraná; Central de Compras Integrada

- Casa da Indústria de Guarapuava: Integração e Fortalecimento da Imagem Associativa; “Fortalece Indústria - Um pacote de soluções para crescimento da sua indústria” (os dois projetos foram unidos após a banca)

- Casa da Indústria de Londrina: Colaborador Compartilhado; Central de Negócios

-  Casa da Indústria de Maringá: Política de Compras; Sindicato 2.0

- Casa da Indústria de Ponta Grossa: Sindicato Itinerante = Entidade reconhecida, indústria fortalecida; Sindicato Digital

Os projetos que não foram selecionados serão disponibilizados em um Banco de Projetos e ficarão disponíveis para acesso à todos os sindicatos das regiões participantes.

Recursos da Contribuição Sindical retornam às indústrias como benefíciosIndústrias podem aderir a editais do Programa de Melhoria da Competitividade Industrial