SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Confraternização do setor de TIC reúne industriais, autoridades e entidades relacionadas ao segmento

Evento foi realizado no Buffet Laguna, em Cambé, no dia 02 de dezembro

clique para ampliarclique para ampliarAutoridades, industriais e representantes de entidades ligadas ao setor de TIC celebram bom desempenho do segmento em Londrina e Região (Foto: Pixabay)

O Buffet Laguna foi palco do tradicional jantar de confraternização do setor de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC). O evento reuniu industriais, autoridades e representantes de entidades relacionadas ao setor, na noite de 02 de dezembro.

Na ocasião, o presidente do SINFOR PR, Marcus von Borstel, destaca a importância dos parceiros para o desenvolvimento do setor de TIC de Londrina. “Esta é uma grande noite. Além da festa de confraternização, estamos realizando a posse da diretoria e divulgando o resultado do 1º Prêmio Sercomtel de Inovação. Todo o trabalho que fazemos para alavancar as indústrias de TIC de Londrina e Região só são possíveis graças às alianças estratégicas com a Fiep e com o Sebrae/PR”, afirma.

Osmar Ceolin Alves, diretor da Fiep, ressalta que a união da classe industrial é fundamental. “Precisamos fortalecer nossos sindicatos. No cenário atual do nosso país, o associativismo é muito importante. O Arranjo Produtivo Local (APL) de Software e o SINFOR PR mostram os bons resultados alcançados quando há a união das indústrias. Graças ao trabalho conjunto das entidades, o setor de TI conta hoje com o Instituto Senai de Tecnologia, que em março do ano que vem, será transferido para um novo local, com um investimento de R$ 10 milhões”, conta.

Na opinião de Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o diferencial do setor de TI em Londrina e Região é a convergência de ideias e propósitos do poder público, das entidades relacionadas ao segmento e dos industriais. “A união de todos os envolvidos proporciona a potencialização e otimização de recursos para o desenvolvimento do setor na região. A maturidade das entidades e industriais do segmento contribui muito com a realização das ações. E todo esse trabalho realizado em torno do fortalecimento do setor, vem sendo construído ao longo de anos, com muito empenho por parte de todas as entidades envolvidas”, relata.

Nova identidade de Londrina

Londrina já foi reconhecida como a “capital mundial” do café, nos anos 1960. Após a geada negra, em 1975, que dizimou a produção do “ouro verde” no norte do Paraná, a cidade mudou a sua vocação e aos 80 anos, se destaca por ser um polo no setor de TIC. A área é considerada um dos pilares de desenvolvimento local e, por essa razão, foi escolhida para ser a nova identidade de Londrina.

A marca Londrina Cidade Genial foi lançada no final de 2014. A escolha do novo conceito foi pautada por um conjunto de fatores, como tamanho e importância do segmento de TI, que possui 1.181 empresas na região norte, sendo que 852 estão situadas em Londrina. Além da representatividade numérica, o setor destaca-se pelo número de certificações, que confirmam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos empreendedores locais.

Para se ter uma ideia, das 38 certificações MPS.BR no Paraná, 19 foram concedidas para empresas que participam do APL de Software de Londrina e Região; das cinco corporações certificadas pelo MPS.BR SV no Brasil, três são do APL de Software de Londrina e Região; dos 14 estabelecimentos certificados pelo MoProSoft no Brasil, nove estão no APL de Software de Londrina e Região; e as quatro organizações certificadas pelo IT Mark no Brasil também são do APL de Software de Londrina e Região.

Outros fatores também contribuem para que Londrina seja uma cidade “genial”: a região conta com 17 universidades formando alunos na área de TI, além de escolas técnicas e estabelecimentos de formação contínua de mão de obra altamente qualificada; a cidade foi escolhida para sediar o único Instituto Senai de Tecnologia (IST), voltado para a área de TI;  a cidade conta com a SERCOMTEL, uma empresa local de telefonia e telecomunicações entre as melhores do país; a cidade promove políticas públicas que fomentam o empreendedorismo e o crescimento profissional; e a cidade possui incubadoras dentro das universidades, como a Telefónica Open Future, programa global que agrega as iniciativas do Grupo Telefónica, relacionadas ao empreendedorismo e à inovação aberta, lançado em 2016, e implementado  em parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina) e Sebrae/PR.

Os próximos desafios das entidades apoiadoras do setor, como SINFOR PR, Sebrae/PR, APL de Software de Londrina e Região, Central de Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (CINTEC), Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e Senai, segundo Fabrício Bianchi, são o aumento da responsabilidade do setor de TIC de Londrina e Região em relação à sociedade, como geração de empregos e renda; aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor na Região; solidificação da cultura da Excelência em Gestão; e posicionamento de Londrina como referência na área de TIC no Paraná e no Brasil.

Diretoria do SINFOR PR toma posse para biênio 2016-2018Recursos da Contribuição Sindical retornam às indústrias como benefícios