SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Projeto que visa maximização de lucros na cultura da soja é vencedor do 1º Hackathon Paranaense do Agronegócio

Maratona, promovida durante a ExpoLondrina 2016, contou com a participação de 80 pessoas, que formaram 18 equipes. Todas elas desenvolveram projetos de TI voltados para o agronegócio

clique para ampliarclique para ampliarAs equipes tiveram 47 horas para elaborar os projetos (Foto: Reprodução: Folha de Londrina)

A primeira edição do “Hackathon Smart Agro ExpoLondrina 2016”, que aconteceu entre os dias 08 e 10 de abril, durante a 56ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, foi um sucesso. O hackathon é uma maratona que reúne programadores, designers e empreendedores com o objetivo de estimular o desenvolvimento de um software relacionado ao tema “Smart Agro: Os desafios do Agronegócio Inteligente - IoT como fonte de competitividade”.

Participaram da maratona 80 pessoas, que se dividiram em 18 times. As equipes tiveram 47 horas para elaborar os projetos. No primeiro dia, eles contaram com sugestões de mentores, que ajudaram os participantes a ‘refinar’ as ideias. As soluções apresentadas foram analisadas por uma banca avaliadora. Os três primeiros colocados receberam os valores de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil, respectivamente.

A premiação, para o 1ª colocado, contemplou ainda pré-incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INTUEL), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), consultoria ofertada pelo Sebrae/PR ,uma bolsa integral de MBA na unidade do Senai em Londrina, no valor médio de R$ 15 mil, a ser cotizado entre os membros da equipe vencedora, e uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos - polo industrial na área do Tecnologia da Informação, que é uma referência no mundo todo.

Projeto vencedores

A equipe vencedora foi a Agrotec, autora do Projeto Safe Seed, que prevê a maximização de lucros na cultura da soja, por meio da diminuição de riscos na tomada de decisões durante a semeadura. Luiz Guilherme Lira de Arruda, um dos integrantes do time campeão, conta que, desde o início da competição, a equipe estava disposta a se dedicar para ficar entre os três primeiros colocados. “O primeiro lugar foi uma surpresa, mas estamos muito felizes. Já estamos buscando a forma de desenvolver o produto para colocá-lo no mercado. A maratona também é uma oportunidade para conhecer e captar informações sobre o mercado. E a premiação, principalmente a viagem para o Vale do Silício, deixou a equipe bem animada.”

O segundo lugar ficou com a NF UFRGS, criadora da Campo Limpo, uma solução para o compartilhamento colaborativo de incidências de doenças, pragas e plantas daninhas. Pedro Martins Dusso, representante da equipe, relata que eles levaram a maratona bem a sério. “A nossa equipe já tinha bastante afinidade e começamos dispostos a buscar o prêmio. A ajuda dos mentores, principalmente do Leonardo Tostes, foi muito importante. Ele nos ajudou a perceber a importância do caráter social do projeto, que vai contribuir com produtores que não têm dinheiro para contratar uma ferramenta”, diz Pedro Dusso. Ele acrescenta que a equipe pretende levar a ideia adiante. Para isso, vai consolidar o plano de negócios para tornar o projeto uma realidade.

Os integrantes da FullStack conquistaram a medalha de bronze. Eles desenvolveram a ZeroWaste, que visa a otimização da logística no transporte de ração para animais. Emmanuell Scolimoski, um dos participantes da equipe, explica que não foi fácil de chegar a um resultado tão positivo, que garantiu a eles um lugar no pódio. “A maratona nos proporcionou um grande aprendizado. Conseguimos mostrar que nossa ideia tinha valor e agora já estamos discutindo quais são os próximos passos para colocar o projeto em prática. A intenção é criar um protótipo piloto e vender a solução em larga escala”, destaca.

Realização

A realização e organização do evento foi do Sebrae/PR, Sociedade Rural do Paraná (SRP), Senai, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Sercomtel, Universidade Estadual de Londrina (UEL), IBM, Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), Sindicato das  Indústrias de Tecnologia de Informação (Sinfor PR), com apoio da Terra Roxa, Fundação Meridional, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater-PR), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Sindicato Rural, entre outros parceiros.

InovAtiva Brasil seleciona quatro startups de Londrina para o 1º Ciclo de Aceleração de 2016Líderes exercem papel primordial para motivação da equipe em tempos de crise