SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

InovAtiva Brasil seleciona quatro startups de Londrina para o 1º Ciclo de Aceleração de 2016

Programa oferece capacitação em empreendedorismo inovador; durante cinco meses, startups participam de capacitações, mentorias com executivos e terão acesso a possíveis parceiros e investidores

clique para ampliarclique para ampliarCom o aumento de inscritos, novos setores da economia estão presentes no Programa como: aeronáutica e espacial, papel e celulose, mineração e metalurgia, óleo e gás e outros (Foto: Freeimages)

O programa de aceleração de startups InovAtiva Brasil apresentou, no início de abril, as 300 startups selecionas para o 1º ciclo de aceleração de 2016. O programa recebeu a inscrição de 1.372 projetos e conseguiu preencher todas as vagas disponíveis. A região norte do Paraná inscreveu dez empresas que fazem parte do Projeto de Startups do Sebrae/PR e quatro delas foram selecionadas: Agropixel, Microbiome, Acqua Conte e Cuke App.

As startups escolhidas receberão, durante cinco meses, capacitações, mentorias individuais e coletivas com executivos experientes e acesso a possíveis parceiros e investidores.

Para Francisco Nogara Neto, um dos sócios da Agropixel, a participação no InovAtiva Brasil irá proporcionar a troca de experiências com outras empresas e profissionais capacitados e inovadores. “O Ciclo de Aceleração nos dará novas oportunidades de participar de mentorias, além de aumentar a dimensão de contatos, ampliando nossa abrangência para todo o País e fora dele. Buscamos com isso construir um ciclo virtuoso de ambientes favoráveis para o desenvolvimento sustentável e colaborativo da Agropixel”, diz.

As expectativas de Marcio Carvalho Costa, consultor da Microbiome, que desenvolve probióticos, também são positivas em relação à seleção no InovAtiva. “Estamos na fase de captação e financiamento e queremos encontrar investidores da área da biotecnologia e também encontrar empresas que estão no mercado e que tenham interesse em fazer a terceirização da produção, para que nós possamos fazer a comercialização”, conta.

Outra startup que pretende chamar a atenção do mercado com a participação no programa de aceleração é a Acqua Conte, que propõe uma solução para minimizar os efeitos das enchentes, devolvendo a água ao solo e fazendo a reposição da carga hídrica aos mananciais. A longo prazo, a startup pretende ainda produzir um infiltrador de água no solo. “Esperamos que o InovAtiva Brasil venha contribuir para que possamos colocar o produto no mercado”, relata.

Programa

Em 2016, o InovAtiva Brasil selecionou startups de 21 estados, em mais de 20 setores diferentes da economia. Com o aumento de inscritos, novos setores da economia estão presentes no Programa como: aeronáutica e espacial, papel e celulose, mineração e metalurgia, óleo e gás e outros. Todavia, o setor de Tecnologia da Informação (35%) continua sendo o mais presente, seguido do de Saúde (14%) e Serviços (11%).

Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores.

Startup de Arapongas vai participar de Programa de aceleração em São Pedro ValleyProjeto que visa maximização de lucros na cultura da soja é vencedor do 1º Hackathon Paranaense do Agronegócio