SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Starturps de Londrina representam Paraná no Like a Boss 1Up

Competição promovida pelo Sebrae Nacional reuniu 48 empresas inovadoras de várias regiões brasileiras

clique para ampliarclique para ampliarSetor de startups cresce de forma vertiginosa no Paraná e estado já se destaca no cenário brasileiro (Foto: Freeimages)

Adfácil, Insoccer e Yuze figuraram na lista das 48 startups brasileiras classificadas para concorrer à etapa final do Like a Boss 1 Up, em São Paulo, que aconteceu de 27 a 30 de janeiro, durante a Campus Party. A competição faz parte de uma estratégia do Sebrae Nacional para capacitar empreendedores e contribuir para a sustentabilidade de negócios digitais no país.

Participaram da iniciativa os empreendedores que já estão inscritos em algum projeto de startup promovido pelo Sebrae em 24 estados brasileiros. Paraná, São Paulo e Pernambuco se destacaram na competição, com mais de duas startups selecionadas.

Seis empresas paranaenses foram classificadas para apresentar seu modelo de negócio na Campus Party, sendo que a Adfácil, a Insoccer e a Yuze são de Londrina.

Em cada fase da competição as empresas cumpriram tarefas presenciais e em ambientes virtuais. O Sebrae analisou a equipe que compõe o negócio e a função dos seus integrantes, o faturamento, a visão de futuro, o potencial de mercado, entre outros aspectos. As melhores empresas foram classificadas para a etapa presencial em São Paulo e se apresentaram para uma banca de investidores.

O coordenador do Sebrae Nacional de Startups, Marcio Marques Brito, explica que a plataforma da competição contribui com a formação de um banco de dados sobre as startups brasileiras. “Durante as seis etapas da competição, conseguimos reunir informações importantes, como diagnóstico de maturidade e potencial de internacionalização dessas empresas, por exemplo”, relata Brito.

Ele acrescenta que, em contrapartida, as empresas participantes e classificadas tiveram o a oportunidade de divulgar seu negócio durante um dos maiores eventos do setor. “O evento é um lugar propício para fazer novos negócios. Convidamos para a banca do Like a Boss 1 Up os principais agentes de empreendedorismo do Brasil”, enfatiza.

Para o consultor do Sebrae/PR em Londrina, Fabrício Bianchi, que coordena o trabalho junto às startups na regional norte do Paraná, a competição contribuiu com a consolidação do estado como uma referência nessa área. “Começamos a trabalhar nessa linha estratégica apenas em 2014 e conseguimos classificar seis empresas na competição, quando a média da maioria dos estados é duas startups”, argumenta.

Ele ressalta ainda que, no cenário paranaense, Londrina também é um destaque. Dentre as 16 empresas londrinenses que cumpriram as seis etapas da competição, 20% estão classificadas para a etapa nacional. “Somamos 50% das empresas classificadas, o que comprova a efetividade do nosso trabalho. Em pouco tempo, alcançamos resultados surpreendentes. Isso é motivo de orgulho para nós e reflete nossa preocupação em transformar projetos de startups em negócios inovadores efetivos”, afirma Bianchi.

Expectativa

Segundo Roberto Rocha, da AdFácil, especializada em campanhas online nos principais canais disponíveis na internet (Google, Facebook, YouTube, Twitter, Blogs, LinkedIn ou Bing), estar entre as principais startups do Brasil, numa das competições mais importantes do País, é incrível. “Foi mais uma oportunidade para melhorar ainda mais a concepção do negócio”, diz Rocha. 

A startup londrinense Yuze, que oferece utensílios de cozinha em cerâmica com alto benefício e design, aliando estética e funcionalidade, também chamou a atenção da comissão julgadora do Like a Boss 1 Up e ficou entre as 14 melhores empresas classificadas na etapa final. A startup é uma spin-off (termo utilizado para designar o processo de cisão entre empresas e o surgimento de uma nova empresa) da Angelus Ciência e Tecnologia, também de Londrina, e nasceu dentro da incubadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2012.

Com 16 produtos no mercado, entre moedores, abridores, afiadores e facas, com um faturamento de aproximadamente R$ 1,6 milhão em 2015, a Yuze soma mais de 1.300 clientes distribuídos em 23 estados e se preparara para, em 2016, atravessar as fronteiras do Brasil.

Para o engenheiro mecânico Guilherme Eiras, que comanda a empresa, a participação no Like a Boss 1 Up fortaleceu ainda mais o conceito do negócio. “Todos os eventos que são promovidos pelo Sebrae contribuem para melhorar nosso desempenho. Além disso, ficar no radar das startups, com um conceito novo e ser considerada uma empresa inovadora, é um reconhecimento importante. Estamos muito contentes”, salienta Eiras.

A Insoccer é o terceiro time londrinense convocado para a final. Trata-se de um aplicativo prático que ajuda os brasileiros a realizarem um dos programas que mais gostam: jogar futebol. Com o aplicativo, fica mais fácil formar times, marcar jogos e escolher os lugares para as partidas.

Com informações do Sebrae/PR

Rede CIN de Santa Catarina articula missão brasileira para evento de tecnologia na AlemanhaFaculdade da Indústria IEL está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação