SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Portal londrina.digital é lançado na abertura do ECO.TI 2015

Evento reuniu empresários e lideranças do setor de TI com uma programação com palestras, painéis, talk show, trilhas especializadas e Meetup no mês de novembro

clique para ampliarclique para ampliarPor meio do Portal londrina.digital, será possível encontrar oportunidades de trabalho, fechar negócios, estabelecer parcerias e networking e acessar notícias e informações sobre o setor de TI londrinense. (Foto: Divulgação: Sebrae/PR)

O Sebrae/PR, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação de Londrina e Região e a Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológica (Cintec), com apoio do SINFOR, por meio da Fiep e do Senai, promoveram a terceira edição do ECO.TI. A programação do evento, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de novembro de novembro, foi  intensa e incluiu palestras, painéis, talk show, trilhas especializadas e Meetup.

Um dos destaques do evento foi o lançamento do Portal londrina.digital, uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), o Sebrae/PR e a IBM. A iniciativa visa incentivar a economia criativa, além de integrar universidades, empreendedores, startups, investidores, profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e instituições de pesquisa para promover a inovação na cidade.

Por meio do Portal londrina.digital, será possível encontrar oportunidades de trabalho, fechar negócios, estabelecer parcerias e networking e acessar notícias e informações sobre o setor de TI londrinense. O site contará com um mapa georreferenciado com as startups, workspaces, investidores, empresas e universidades da cidade. Artigos e matérias jornalísticas serão constantemente atualizados, assim como a seção de eventos, que anunciará os principais acontecimentos do setor na cidade.

O portal também contará com casos de sucesso regionais e oferecerá a possibilidade de contato com mentores da área. Além disso, permitirá que os londrinenses conheçam mais sobre iniciativas de computação em nuvem (cloud computing) da IBM, como o IBM Bluemix - plataforma como serviço para criação e gerenciamento de aplicações  - programa de cloud computing para startups e universidades, entre outros.

Marcela Vairo, executiva de Desenvolvimento de Ecossistema da IBM, agradeceu, em nome da companhia, por fazer parte de um ambiente como esse, encontrado em Londrina. “Para nós é um prazer muito grande participar de uma parceria que visa levar inovação, integração e empreendedorismo para a cidade por meio da tecnologia. Além disso, é satisfatório saber que a IBM, está ajudando a viabilizar a criação e disponibilização de soluções inovadoras em Londrina e no norte do Paraná”, disse Vairo.

Alexandre Kireeff, prefeito de Londrina, relata que o setor de TI é motivo de entusiasmo, graças à força do APL de Tecnologia da Informação de Londrina e Região. Na opinião dele, o lançamento do Portal londrina.digital, com o apoio da IBM, é mais uma ferramenta que vai contribuir com o crescimento do setor.

“O portal é um ambiente que promove a interação entre investidores e startup e vai garantir ao APL condições de potencializar a revolução que será feita em Londrina com o cérebro e não com máquinas, como aconteceu na Revolução Industrial, no século 19. O portal será um organizador, que vai abrir caminhos. Todos aqui podem ter certeza de que o londrina.digital nos levará ao caminho da prosperidade. A prefeitura agradece a IBM, o Codel, o Sebrae/PR e ao APL, que viabilizaram o portal”, salientou.

Evento

A abertura do ECO.TI reuniu empreendedores, autoridades e lideranças que fazem parte da governança do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), no dia 24 de novembro. Além de aumentar a competitividade das empresas do setor, por meio da geração de conhecimento, o objetivo do evento é posicionar o setor de TIC de Londrina e Região no cenário nacional.

No ano passado, o setor passou a ser reconhecido como parte da identidade de Londrina, com a criação da marca Londrina Cidade Genial em TIC. O bom desempenho do segmento é fruto da organização e articulação dos empresários - por meio do APL -, que contribuíram para a consolidação da imagem de Londrina como uma referência nessa área.

Para Julio Cezar Agostini, diretor de operações do Sebrae/PR, não é por acaso que Londrina é destaque nacional no setor do TI. “Neste mês, o Paraná alcançou o número de 48 empresas certificadas no MPS.BR, uma das mais importantes do setor no mercado internacional, ultrapassando o estado de São Paulo. E dessas 48 empresas, 37 estão em Londrina e Região”, comentou.

Segundo Agostini, há cinco anos, o Sebrae/PR fixou essa meta de tornar o Paraná uma referência na produção de software de qualidade. Na opinião dele, o ECO.TI é uma das ações que estimula o desenvolvimento do ecossistema na região.

Luiz Carlos Albuquerque e Silva, presidente do APL de TI de Londrina e Região,também destacou a importância do evento. “Essa foi a versão 3.0 do ECO.TI. Tivemos várias trilhas, lançamentos e premiações, que envolveram tudo aquilo que representa a marca Londrina Cidade Genial, desde 2014. O APL e o SINFOR fortaleceram o ecossistema, com o apoio de entidades como o Sebrae/PR, Senai e Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). Todos esses atores fazem parte da governança do setor de TI, que se reúne toda semana para discutir formas para fortalecer o ramo de tecnologia na cidade. Todo nosso trabalho transformou a cidade em uma Londrina nova, genial em tecnologia da informação”, revelou.

Negociações sobre a Convenção Coletiva de Trabalho estão na reta finalVencedores do Hackathon ECO.TI ganham mentoria e incubação de projeto na Intuel