SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Hackathon ECO.TI 2015 tem como desafio a mobilidade urbana em Londrina

Maratona para desenvolvedores, programadores, designers e empreendedores estimula a criação de aplicativos; equipes vencedoras serão divulgadas durante a abertura do ECO.TI 2015, no dia 24 de novembro

clique para ampliarclique para ampliarMaratona de startups tem objetivo de encontrar soluções para a mobilidade urbana (Foto: Freeimages)

O Sebrae/PR, em parceria com o SINFOR, IBM, Sercomtel, Sercomtel Participações, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, Central de Negócios Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (CINTEC), Prefeitura de Londrina, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Embarq Brasil e TomTom, promoveram em novembro o hackathon ECO.TI 2015. As equipes vencedoras serão divulgadas durante a abertura do ECO.TI 2015, no dia 24 de novembro.

O hackathon pode ser definido como uma maratona de desenvolvedores, programadores, designers e empreendedores, na qual são criados aplicativos e os melhores projetos são premiados. Geralmente, o jogo lança um desafio para os participantes sobre determinado assunto e o tema explorado, dessa vez, será sobre mobilidade urbana.

De acordo com Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o hackathon atende uma problemática do município e a iniciativa pode servir de exemplo para todo País. Outro aspecto importante apontado por ele é o estímulo ao empreendedorismo inovador, para que novas empresas de alto impacto na área de Tecnologia de Informação (TI) possam surgir no ecossistema de Londrina. “A ideia é promover uma ‘imersão’ dos participantes no tema e estimular o desenvolvimento de alguma solução enquadrada no conceito de Produto Mínimo Viável (PMV)”, explica.

Para ele, a realização da ação é fruto da união de vários parceiros do ecossistema interessados em fazer com que o evento seja realmente significativo na geração de soluções que possam atender as demandas do cidadão, do município, das empresas de TI e de grandes players de mercado. “O grande diferencial é a forma como o evento está sendo construído, com a presença de vários parceiros. A intenção de todos é de maximizar a chance de surgirem negócios, que possam sair do papel e gerar benefícios para toda a sociedade civil”, afirma o consultor do Sebrae/PR.

Luís Carlos Albuquerque Silva, presidente do APL de Software de Londrina e Região, acrescenta que o hackathon propicia um ambiente de discussão para um tema que é importante para o município. “Os profissionais trabalharam juntos, em equipes, durante 36 horas, para superar desafios referentes à mobilidade urbana”, conta.

Marcela Vairo, executiva de Desenvolvimento de Ecossistema da IBM, afirma que a empresa procura apoiar iniciativas que usem a tecnologia para beneficiar as cidades, as pessoas e seu cotidiano. “Por esse motivo, a IBM estará presente no hackathon com sua plataforma para criação e gerenciamento de aplicações na nuvem, o IBM Bluemix, possibilitando que os participantes da maratona utilizem diversos serviços de mobilidade, cognitividade, segurança, dados, entre outros em seus apps”, finaliza.

Com informações da assessoria do Sebrae/PR

Maior evento de TI do norte do Paraná começa dia 24 de novembroSINFOR e Fiep promovem workshop para debater tributação no setor