SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Londrinenses criam startup vencedora durante maratona para área da saúde

Aplicativo para integrar operadoras e serviços de home care é campeão durante Hack4Health, competição promovida pela GE Healthcare para estimular desenvolvimento de projetos capazes de promover melhorias no setor

clique para ampliarclique para ampliarAplicativo irá melhorar atendimento na modalidade home care e vai ajudar na gestão das empresas de saúde (Foto: Reprodução)

Os londrinenses Camila Almeida e Fabiano Teodoro integraram a equipe vencedora do Hack4Health, disputa que reuniu profissionais de saúde, tecnologia e negócios na geração de soluções para algumas das principais dificuldades do sistema de saúde no país. O evento, realizado no fim de setembro, estimulou a criação de startups.

O Hack4Health aconteceu com o apoio da GE Healthcare durante a programação do Hospital Innovation Show, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A equipe vencedora contou ainda com a participação dos enfermeiros auditores paulistas André Lourenço e Caroline Tiago e do desenvolvedor Rogério Rodrigues, também de São Paulo.

A GE Healthcare selecionou dois desafios da saúde brasileira que deveriam ser solucionados pelos participantes. As equipes tiveram que sugerir ideias para promover melhorias na integração entre serviços de atenção hospitalar e domiciliar, na desospitalização, ou ainda no desenvolvimento de uma solução que trouxesse dados para orientar gestores da saúde nas tomadas de decisão, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência do setor.

A equipe vencedora criou um aplicativo na plataforma mobile para facilitar a comunicação entre as operadoras de saúde e o segmento de home care. Conforme Camila Almeida, com a utilização do aplicativo, as operadoras não vão mais precisar enviar um auditor na casa do paciente para verificar seu estado de saúde. Os próprios profissionais que atuam no home care podem transmitir as informações via celular para as empresas.

O aplicativo também tem conexão com uma pulseira inteligente capaz de captar os batimentos cardíacos do paciente e a pressão arterial, por exemplo. “A utilização da pulseira vai diminuir a sinistralidade e também a quantidade de deslocamentos da equipe da operadora para verificar as condições de saúde do paciente”, conta Camila.

Ela é administradora e atua no setor de inovação da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL) do Hospital Evangélico. Ela se inscreveu na competição interessada em fazer networking e conhecer o funcionamento de um Hackathon - definido como maratona de desenvolvedores na qual são criados aplicativos e os melhores projetos são premiados - para realizar um evento semelhante no AEBEL, e foi surpreendida com a vitória. “Estamos muitos animados e honrados em ter participado da competição. Tivemos a oportunidade de conversar com os CEO (diretores executivos) de grandes empresas na área de saúde e home care no Brasil”, diz.

Além de estar frente a frente com profissionais renomados, a equipe ganhou um prêmio de R$ 6 mil e seis meses de mentoria no Centro de Desenvolvimento da GE Healthcare, que fica no Rio de Janeiro e irá ajudar a colocar o projeto em prática, segundo Fabiano Teodoro. “Além da mentoria, pretendemos fazer um protótipo para testar o produto junto a operadoras e empresas de home care”, destaca.

Diferencial

A startup campeã será o segundo negócio desenvolvido por Teodoro, que também está montando outra empresa na área da saúde, a Rais Saúde. Ele participa da Trilha de Aceleração de Startups, promovida pelo Sebrae/PR. Trata-se de um ciclo de workshops que oferecem suporte para estruturar as startups em diversas áreas: gestão societária; MVP - Minimum Viable Product e prototipagem para startups; planejamento comercial e de mercado; gestão de contratos; inovação descomplicada para startups; propriedade intelectual e inovação; Modelo de Excelência em Gestão (MEG); criatividade e modelagem de negócios em startups; workshop preparatório para apresentação em pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos para despertar o interesse de um investidor ou cliente pelo seu negócio) e performance e maturidade empreendedora.

Fabiano Teodoro e Camila Almeida também participaram do Startup Weekend, patrocinado pelo Sebrae/PR, e acreditam que esse fator foi decisivo para chegar à vitória durante o Hackathon. “A experiência que adquirimos ajudou muito na criação do plano de negócios do aplicativo”, destaca Teodoro.

SINFOR irá promover capacitações para auxiliar empresas do setorPequenos e médios produtores terão aplicativo exclusivo para melhorar gestão das lavouras