SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Nova legislação muda regras para pensão por morte para cônjuges e para recebimento do seguro-desemprego

Medidas foram aprovadas pelo Congresso Nacional e já estão em vigor

clique para ampliarclique para ampliarA nova legislação traz mudanças na regulamentação do Programa do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial, bem como do Regime Geral de Previdência Social para pensão por morte (Foto: Reprodução)

A minirreforma da Previdência Social, instituída pelas Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, já está em vigor, após aprovação no Congresso Nacional. A nova legislação traz mudanças na regulamentação do Programa do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial, bem como do Regime Geral de Previdência Social para pensão por morte. As MPs haviam sido publicadas pelo governo federal no dia 30 de dezembro de 2014 e causaram polêmica no meio jurídico e empresarial.

De acordo com a advogada Camila da Silva Zadra, da Gerência da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, a MP 664/14 foi convertida na Lei nº 13.135 e a proposta inicial previa a ampliação do prazo que o empregado precisaria ficar afastado para começar a receber o auxílio-doença. No entanto, o Congresso Nacional não aprovou a mudança. “O período de afastamento do funcionário continua sendo de 15 dias, conforme previsto no artigo 59 da Lei n.º 8.213/91”, diz a advogada.

Pensão por morte

A pensão por morte continua sendo um benefício previdenciário que não depende de carência para ser concedido, exceto para o cônjuge. Ele somente terá direito à pensão por morte por mais de quatro meses caso o segurado tenha contribuído, no mínimo, 18 meses para a Previdência Social.

A mudança mais significativa em relação à pensão por morte recebida pelo cônjuge ou companheiro diz respeito ao seu prazo de pagamento. “Antes era vitalícia e o viúvo recebia a pensão durante toda sua vida”, esclarece Camila.

Para resolver o impasse, a Lei n.º 13.135/2015 acrescentou o inciso V ao § 2º do art. 77 da Lei n.º 8.213/91, que contempla uma tabela que estabelece o tempo máximo de duração da pensão por morte para os viúvos. “O benefício somente será vitalício para as pessoas que tem 44 anos ou mais, sendo que o pagamento da pensão para as pessoas com idade inferior a 44 anos deverá ser realizado com base na nova tabela. Ou seja, as pessoas entre 41 e 43 anos irão receber o benefício por 20 anos, enquanto pessoas com 21 anos ou menos irão receber por apenas três anos”, explica a especialista.

Seguro-Desemprego

A especialista ressalta que uma das principais mudanças da MP 665/14, convertida na Lei nº 13.134, diz respeito ao acesso ao seguro-desemprego. Até o dia da publicação da MP, ou seja, antes de 30 de dezembro de 2014, para receber o benefício, o trabalhador deveria ter recebido salário nos últimos seis meses antes de ser demitido. Com a mudança, agora existe uma escala decrescente de tempo exigido.

Na primeira solicitação do seguro-desemprego, o trabalhador deve ter trabalhado 12 meses dos últimos 18 meses anteriores à demissão. Já na segunda solicitação, ele deve ter trabalhado nove meses dos últimos 12. Por fim, na terceira solicitação e a partir dela, deve ter trabalhado nos últimos seis meses.  “Com a nova lei, as normas se aplicam para os trabalhadores urbanos e rurais, sem distinção. Além disso,  para ter direito ao seguro-desemprego agora, o trabalhador dispensado sem justa causa deve comprovar matrícula e frequência, quando aplicável, nos termos do regulamento, em curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional habilitado pelo Ministério da Educação”, avisa Camila.

Outra alteração variável diz respeito à definição do período de concessão do seguro-desemprego. A nova legislação se baseará na relação entre o número de parcelas mensais do benefício e o tempo de serviço do trabalhador nos últimos 36 meses que precederem a data de dispensa do funcionário. O benefício será concedido ao trabalhador desempregado, por período máximo variável de 3 a 5 meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo, contados da data de dispensa que deu origem à última habilitação.

Na primeira vez que solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador receberá quatro parcelas se tiver trabalhado num período de 12 a 23 meses nos 36 meses anteriores. Caso tenha trabalhado mais de 23 meses neste mesmo período de 36 meses, será pago ao desempregado cinco parcelas. Na segunda solicitação do benefício, o trabalhador receberá três parcelas se houver trabalhado entre nove a 11 meses nos últimos 36 meses; receberá três parcelas se houver trabalhado entre 12 e 23; e receberá cinco parcelas se houver trabalhado 24 meses ou mais.

No terceiro pedido e a partir dele, o trabalhador receberá três parcelas se houver trabalhado entre 6 a 11 meses, nos últimos 36 meses; receberá quatro parcelas se tiver trabalhado no período de 12 a 23 meses; e receberá cinco parcelas caso tenha trabalhado mais de 23 meses nos últimos 36.

Quanto ao abono salarial, que corresponde ao valor máximo de um salário mínimo, continua valendo a regra anterior que determina que o abono seja pago aos que trabalharem por, ao menos, 30 dias. Isto é, o trabalhador deve comprovar ter exercido atividade remunerada ininterrupta por pelo menos 30 dias, e não mais por 180 dias, conforme constava no texto da MP 665/2014. A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho será contada como mês integral (§ 3º).

Londrina recebe edição do Startup WeekendPortaria que altera NR-12 traz avanços, mas não reduz preocupação da indústria