SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Programa de "aceleração" incentiva criação de novas startups em Londrina

Ciclo de workshops, que serão realizados até novembro, aponta caminhos para potencializar empresas inovadoras, que seguem o modelo de negócio escalável com potencial de lucro rápido

clique para ampliarclique para ampliarOs workshops irão oferecer suporte para estruturar as startups em diversas áreas (Foto: Divulgação)

Cada vez é mais comum empreendedores investirem em startups para começar um negócio. As startups podem ser definidas como empresas inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível. Na prática, diferentemente de uma padaria, que vai demandar novos investimentos para atender novos consumidores, uma startup pode, de uma forma bem simples, ampliar a carteira de clientes mantendo quase o mesmo custo.

Já existem soluções específicas para este tipo de negócio, o que interessa bastante os empresários de Londrina em virtude do potencial da cidade. Entre as opções, há uma linha estratégica do Sebrae/PR.

“Quando pensamos em startups, pensamos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mas não é só isso. Pensamos em como construir novas empresas com base tecnológica no setor metalmecânico, na construção civil, na saúde, entre outros. Temos que aproveitar os ativos da cidade e da nossa região, como incubadoras tecnológicas, universidades, hotéis tecnológicos e entidades como o Senai, que favorecem a criação de novas startups”, afirma Heverson Feliciano, gerente regional do Sebrae/PR no norte do Paraná. Projetos também podem receber consultorias e subsídios por meio do Sebraetec.

Para aproveitar as oportunidades, os empresários podem participar do projeto Trilha de Aceleração, composto por um ciclo de workshops, até novembro. A intenção é apresentar para os empreendedores as ‘janelas de oportunidades’ para a criação de startups.

Os encontros vão oferecer suporte para estruturar as startups em diversas áreas: gestão societária; MVP - Minimum Viable Product e prototipagem para startups; planejamento comercial e de mercado; gestão de contratos; inovação descomplicada para startups; propriedade intelectual e inovação; Modelo de Excelência em Gestão (MEG); criatividade e modelagem de negócios em startups; workshop preparatório para apresentação em pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos para despertar o interesse de um investidor ou cliente pelo seu negócio); e performance e maturidade empreendedora.

O lançamento da Trilha de Aceleração, no fim de junho, atraiu empreendedores que já atuam no ramo das startups e também interessados em abrir novos negócios. A adolescente Gabriela Cousa, estava acompanhada do pai, Ronaldo Cousa, e já está pensando em ingressar no universo das startups. “Penso em criar um aplicativo que informa, via plataforma mobile, os números das senhas dos restaurantes nas praças de alimentação dos shoppings, para que as pessoas possam acompanhar no celular quando seu pedido está pronto”, explica.

Guilherme Eiras já é um veterano no mundo das startups e também marcou presença no evento. Há dois anos, ele comanda da Osaka Advanced Ceramics, uma fábrica de cerâmicas que produz itens para cozinhas como facas e abridores de garrafas. “Já atendemos 23 estados no Brasil e temos 1,1 mil clientes cadastrados. No nosso segundo ano de atuação, já atingimos R$ 2 milhões de faturamento”, conta.

Mapeamento

O Sebrae/PR fez um mapeamento sobre o setor de startups no Paraná. O estudo apontou que a região norte possui 20 startups; 28 universidades e três instituições de ensino com ações voltadas para startups; e duas incubadoras tecnológicas com recursos voltados para startups.

Governança do setor de TIC lança vídeo da Marca Londrina Cidade GenialEnergia elétrica mais cara impacta o crescimento do setor industrial