SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Governança do setor de TIC lança vídeo da Marca Londrina Cidade Genial

Segmento foi escolhido para ser a nova identidade da cidade devido a sua relevância para o desenvolvimento local

clique para ampliarclique para ampliarLançamento da marca foi no ano passado (Foto: Reprodução)

A governança do setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), formada por entidades como SINFOR, Sebrae/PR, Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, Central de Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e Senai, apresentaram, no dia 3 de julho, vídeo institucional, blog e site da marca Londrina Cidade Genial em TIC, lançada no final do ano passado. Todas as informações sobre o setor podem ser encontradas no site www.londrinacidadegenial.com.br e no blog www.bonde.com.br/?id_bonde=1-31-64&tit=londrina+cidade+genial.

A cidade, que cresceu e se desenvolveu em razão da cultura do café, há quarenta anos, hoje é detentora de outra riqueza: o capital humano que torna Londrina ‘genial’ em diversos setores. Um deles é o de TIC. Marcus von Borstel, presidente do SINFOR, explica que a ideia de tornar a cidade referência no setor se concretizou em 2006, quando foi criado em Londrina o primeiro APL de TI do Estado. "De lá para cá fomos construindo esse cenário positivo junto com os governos municipal e estadual", conta.

Ele ressaltou que a escolha da cidade para receber o Instituto Senai de Tecnologia (IST) de TI foi outro marco. O instituto será inaugurado na sede do Senai da Rua Belém ainda neste ano. "Há hoje na região 17 instituições com foco em tecnologia", declara.

Segundo Bostel, um dos desafios do setor é a agregação de valor a seus softwares. "Não podemos ficar só na parte de ERP (softwares de gestão). Precisamos investir em soluções, por exemplo, que ajudem as fábricas a terem mais produtividade", avalia. Ele enfatiza que, como a atividade é transversal, avançar em TI significa melhorar todo o setor produtivo da região.

Na ocasião, o gerente regional do Sebrae/PR no norte do Paraná, Heverson Feliciano, destacou o espírito de cooperação dos empresários que participam das atividades do APL de Software de Londrina e Região, que representa 1.181 empresas em nove cidades.

“O APL é uma referência. Graças à união dos empresários, que se reúnem semanalmente há oito anos, Londrina ganhou a primeira central de compras no setor de TIC, que é a Cintec. O exemplo desses empresários mostra a capacidade da cidade de se recriar, de promover o desenvolvimento sustentável. Londrina é ‘genial’ desde seu surgimento. Foi construída pelo empreendedorismo dos pioneiros e continua trilhando este caminho até hoje. Este é o nosso grande diferencial”, observa Feliciano.

Apresentação

A apresentação dos novos canais de divulgação da marca Londrina Cidade Genial foi feita por Luis Carlos de Albuquerque Silva, presidente do APL de Software de Londrina e Região. “Quero agradecer a oportunidade de apresentar a nova identidade de Londrina. O APL só existe porque está ancorado num tripé: entidades e universidades, empresários e poder público. Todos esses atores estão relacionados. Juntos, percorremos um longo caminho, conseguimos criar nossa central de compras e fortalecer o sindicato patronal, que é o SINFOR. Quando falamos de APL, precisamos olhar para todos esses atores”, disse.

Ele falou ainda sobre a trajetória do setor, desde o surgimento do APL, em novembro de 2006, e elencou todos os fatores que tornam Londrina ‘genial’ em TIC: a cidade contempla 17 universidades relacionadas ao setor de TIC e nove centros formadores de mão de obra qualificada; foi a primeira cidade do Paraná que teve a aprovação da legislação do ISS Tecnológico; será a única cidade do Brasil a abrigar o Instituto Senai de Tecnologia (IST), escolhida entre cinco mil municípios; investimento dos empreendedores em certificações de alto nível, que são uma ‘chancela’ da qualidade dos produtos e serviços das empresas da região; realização do ECO.TI, um evento que traz informações nas áreas técnica e de mercado e que já está entre os maiores do Brasil no número de participantes; aprovação da lei municipal de inovação, que prevê medidas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica; e a construção, na Vila Casoni, do Vale das Startups.

Relevância

A importância do setor de TIC para o desenvolvimento econômico e social de Londrina foi destacado por todas as autoridades presentes. Por ser transversal e prestar serviços para qualificar outros segmentos, o setor de TIC contribuiu também para o aumento da competitividade das empresas londrinenses. “Reconhecemos a relevância do setor e vamos criar uma cadeira de ciência e tecnologia na diretoria da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), que certamente será ocupada por um dos integrantes do APL, no próximo mandato”, informa Valter Orsi, presidente da ACIL.

Ele acrescenta que a identidade de Londrina como cidade ‘genial’ em TIC já está consolidada. “Nós, londrinenses, temos orgulho de ter esse ativo e darmos publicidade para essa nova riqueza”, enfatiza Orsi.

Por fim, Guto Bellusci, vice-prefeito de Londrina e, na ocasião representando o prefeito Alexandre Kireeff, manifestou orgulho em participar desse momento, que coroa todo o trabalho dos empresários do setor de TIC ao longo de uma década. “Destaco a importância do setor de TIC dentro do ambiente econômico, que chamamos hoje em dia de economia criativa, que passa pela cultura, pela gastronomia, pela TI, pelos games, pelos aplicativos. Para construir o desenvolvimento de um ambiente como esse, que é reconhecido por outras cidades e outros países, precisamos de união”, finalizou.

Cresce número de empregos no setor de TIC em Londrina e RegiãoPrograma de "aceleração" incentiva criação de novas startups em Londrina