SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Marca Londrina Cidade Genial ganha vídeo institucional, blog e site

Lançamento será no Sebrae/PR, durante café da manhã no dia 3 de julho; setor de TIC foi escolhido para ser a nova identidade da cidade graças a sua relevância para o desenvolvimento local

clique para ampliarclique para ampliarMarca Londrina Cidade Genial foi lançada no ano passado, no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff (Foto: Reprodução: Prefeitura de Londrina)

Londrina já foi reconhecida como a ‘capital mundial’ do café, nos anos 1960. Após a geada negra, em 1975, que dizimou a produção do ‘ouro verde’ no norte do Paraná, a cidade mudou a sua vocação e aos 80 anos, se destaca por ser um polo no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A área é considerada um dos pilares de desenvolvimento local e, por essa razão, foi escolhida para ser a nova identidade de Londrina.

A marca Londrina Cidade Genial foi lançada no ano passado. No próximo dia 3 de julho, a governança do APL de Software de Londrina e região apresenta vídeo institucional, blog e site sobre a nova identidade da cidade, durante café da manhã no Sebrae/PR, marcado para às 8 horas. Os materiais foram criados pela Egg Propaganda, que também é responsável pelo desenvolvimento da marca.

De acordo com Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, a escolha do novo conceito foi pautada por um conjunto de fatores, como tamanho e importância do segmento de TI, que possui 1.181 empresas na região norte, sendo que 852 estão situadas em Londrina. Além da representatividade numérica, o setor destaca-se pelo número de certificações, que confirmam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos empreendedores locais.

Para se ter uma ideia, das 39 certificações MPS.BR no Paraná, 18 foram concedidas para empresas londrinenses; das cinco corporações certificadas pelo MPS.BR SV no Brasil, três são de Londrina; dos 14 estabelecimentos certificados pelo MoProSoft no Brasil, nove estão em Londrina; e as quatro organizações certificadas pelo IT Mark no Brasil são de Londrina.

Na opinião de Bianchi, vários fatores contribuem para que Londrina seja uma cidade ‘genial’. A cidade possui 14 universidades; 40 mil alunos matriculados no ensino superior; 19 escolas técnicas e formação contínua de mão de obra altamente qualificada; foi escolhida, entre mais de 5 mil municípios brasileiros, como cidade que vai sediar o único Instituto Senai de Tecnologia, voltado para a área de TI; é sede da Sercomtel, uma empresa local de telefonia e telecomunicações entre as melhores do país; e promove políticas públicas que fomentam o empreendedorismo e o crescimento profissional.

Bianchi acrescenta ainda que Londrina apresenta um ambiente favorável para o surgimento de novas empresas na área de TI. “Contamos com uma governança engajada, com incubadoras dentro das universidades, com um APL [Arranjo Produtivo Local] atuante e com investidores-anjo, que financiam projetos inovadores”, destaca.

Os próximos desafios das entidades apoiadoras do setor, como Sebrae/PR, APL de Software de Londrina e Região, Sindicado das Indústrias de Informação do Paraná (SINFOR–PR), Central de Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e Senai, segundo o consultor, são o aumento da responsabilidade do setor de TIC de Londrina e Região em relação à sociedade, como geração de empregos e renda; aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor na Região; solidificação da cultura da Excelência em Gestão; e posicionamento de Londrina como referência na área de TIC no Paraná e no Brasil.

Integrante do APL de Software lança blog no Portal BondeLondrinenses participam de 24º Encontro de APLs de TICs no Paraná