SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Londrina é "terreno fértil" para criação de startups

Ecossistema da cidade é favorável para fomentar desenvolvimento de empresas graças à presença de incubadoras, investidores e escritórios de coworking

clique para ampliarclique para ampliarStartups de Londrina e Cornélio Procópio são referência no Paraná e no Brasil (Foto: Freeimages)

O termo startup para designar empresas recém-criadas e rentáveis começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande bolha da internet. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

Naquele período, grande parte da explosão de empresas startup surgiu no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, nos Estados Unidos, de onde saíram empresas como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo! e Microsoft, entre outras.

De lá pra cá, as startups têm revolucionado o mercado ao apresentar novos modelos de negócios em todo o mundo - incluindo o Paraná. Um levantamento inédito do Sebrae/PR mapeou o ecossistema de startups paranaenses e aponta que o estado possui 167 empresas que seguem esse modelo em 11 cidades do Paraná, entre elas Londrina. O mapeamento é um primeiro esforço para compreender a fundo o cenário local e quais ações são necessárias para fomentá-lo.

O estudo também levantou a presença de 100 “atores” com papel fundamental na criação e desenvolvimento das startups, como incubadoras, grupos de investidores, universidades e escritórios de coworking. Uma das principais conclusões do mapeamento é que o estado tem um número razoável de grupos e entidades com ações direcionadas ao setor de inovação e tecnologia. O que falta é aumentar a integração entre esses atores para garantir que as startups tenham apoio e condições para surgir, chegar ao mercado e crescer.

Startups “pé-vermelho"

O movimento das startups em Londrina não para de crescer. A da IntUEL, a incubadora de projetos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), é uma das principais entidades que estimula a criação de empresas rentáveis, com equipe reduzida e que atendem a um nicho específico de mercado. Algumas startups do norte do Paraná já se tornaram referência, como a Adeliveria.com e a Esquina dos Mundos, ambas de Londrina, além da LiquidaStore.com, de Cornélio Procópio.

Startup significa o ato de começar algo. As empresas startups são jovens e extremamente inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível. Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.

Arthur Yoshimori Fukushima, um dos sócios da Red Stomp Studio, empresa que desenvolve games e aplicativos em Londrina, comenta sobre o modelo. “Uma das vantagens da startup é o ganho em escala”, afirma o empresário, que está vendo seu negócio crescer, principalmente na área de aplicativos.

Startup Londrina

O Startup Londrina é um movimento local de integração global para fomento ao ecossistema de startups e ao empreendedorismo. De acordo com o movimento, as mudanças significativas na sociedade começam com ideias simples ou improváveis. A intenção do movimento é incentivar as pessoas a empreenderem, além oferecer oportunidades para que empreendedores, organizações, estudantes, investidores, entidades e demais grupos aproximem-se, troquem experiências e realizem negócios. Para mais informações acesse o site

Diagnóstico gratuito está disponível na página da Bússola da Inovação até 30 de marçoInvestidores 'anjos' contribuem com crescimento das startups