SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Industriais do setor de vestuário se mobilizam contra aprovação de pacote de medidas do governo do Estado

Diretores do Sindivest Paraná, acompanhados pelo presidente da Fiep e empresários de outros setores, foram à Assembleia Legislativa para protestar contra as medidas que afetam a indústria paranaense

clique para ampliarclique para ampliarPresidente da Fiep, Edson Campagnolo, lamentou a aprovação das medidas que abrangem aumento de ICMS e IPVA (Foto: Agência Fiep/Mauro Frasson)

Diretores do Sindivest Paraná somaram ao movimento de industriais que buscava reverter a votação de uma série de projetos de lei que prejudicam a indústria paranaense, enviadas ao legislativo pelo governo do Estado e votadas na Assembleia Legislativa no dia 9 de dezembro. A votação ocorreu durante sessão transformada em Comissão Geral - o que permitiu que os projetos passassem por todos os trâmites e discussões necessários na Casa em um único dia.

A presidente do Sindivest Paraná, Luciana Bechara, que acompanhou a votação, lamentou o resultado. “Infelizmente tivemos a aprovação dessas medidas que trazem prejuízo e oneram ainda mais a indústria. Mas, nós nos mobilizamos, buscamos ao menos demonstrar a nossa indignação com essas aprovações”.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, também falou em nome do setor produtivo, lamentando a aprovação do pacote de medidas, que entre outras mudanças aumenta impostos como o ICMS e o IPVA. “Insisto que é uma irresponsabilidade (a rápida tramitação das propostas) no aspecto de as medidas não terem sido amplamente discutidas. Não se pode instalar uma Comissão Geral e simplesmente passar desta forma. Todos os deputados e o setor produtivo deveriam ter meios de se pronunciar”, comentou.

O presidente, acompanhado de um grupo de industriais e empresários de vários setores, já havia procurado o governador Beto Richa e o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, para tentar discutir as medidas e minimizar os impactos, mas obteve pouco sucesso. Campagnolo demonstrou preocupação, sobretudo em relação à inflação. “Está claro que o povo não aguenta mais essa estratégia de repassar o custo para a população. Isso vale para o governo federal, governo estadual e para muitos municípios”, disse. “Temos aquela máxima de que o povo esquece rápido, mas espero que o povo não esqueça”, concluiu Campagnolo.

Medidas

clique para ampliarclique para ampliarIndustriais acompanharam a votação e lamentaram a aprovação das medidas. (Foto: Sindivest)

O aumento de impostos no Paraná consta no projeto de lei 513/2014. Ele reajusta de 12% para 18% ou 25% as alíquotas do ICMS de uma extensa lista de produtos, que pode chegar a 95 mil itens, incluindo medicamentos, alimentos e produtos de higiene pessoal, entre outros. Além disso, aumenta em 40% a alíquota do IPVA e em um ponto porcentual a do ICMS de combustíveis (álcool e gasolina).

Também foram aprovadas as extinções das secretarias estaduais da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e do Trabalho e Emprego. As estruturas e atribuições dessas pastas serão assumidas por outras secretarias.

Com informações da Agência Fiep

Empresários do setor têxtil e do vestuário farão missão para Nova York em 2015Sindivest Paraná elege nova diretoria