SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Inova Mineral incentiva investimentos para indústrias de mineração

BNDES e Finep realizam em agosto a segunda etapa para seleção de projetos e linhas de financiamentos para o setor

clique para ampliarFinep abre finaciamentos para o setor mineral (Foto: Reprodução)

O BNDES e a Finep realizam no dia 03 de agosto um workshop para apresentação do primeiro edital de seleção de planos de negócio do Plano Inova Mineral, além de orientação para preenchimento das propostas. Estão previstos outros workshops para divulgação do programa em 2016.

Essa iniciativa conjunta da Finep e do BNDES vai começar a selecionar projetos de investimentos que têm como objetivo o desenvolvimento tecnológico, produção e comercialização de produtos, processos ou serviços inovadores e mais sustentáveis, voltado também para o desenvolvimento de empresas e tecnologias brasileiras nas cadeias produtivas da indústria de mineração e transformação mineral.

Segundo a Finep, os recursos destinados à linha de fomento são da ordem de R$ 1,18 bilhão. Para disponibilizar os recursos, serão utilizados vários instrumentos de apoio através das modalidades de crédito, subvenção econômica e projetos cooperativos entre instituições (ICTs) e empresas. As empresas também poderão receber recursos através de participação acionária.

Entre as linhas temáticas que receberão apoio estão Desenvolvimento e Produção Pioneira de Máquinas, Equipamentos, Softwares e Sistemas para a Mineração e Transformação Mineral; Minerais Estratégicos “Portadores de Futuro” (Cobalto, Grafita, Lítio, Metais do Grupo da Platina, Molibdênio, Nióbio, Silício, Tálio, Tântalo, Terras Raras, Titânio e Vanádio); Minerais Estratégicos com Elevado Déficit Comercial: Fosfato e Potássio; Tecnologias de Mineração; e Tecnologias e Processos para Redução e Mitigação de Riscos e Impactos Ambientais.

O lançamento do edital e divulgação das contribuições está previsto para 1º de agosto e o primeiro período para submissão de planos de negócios entre 1º de setembro e 1º de novembro deste ano.

Com recursos estimados em R$ 1,18 bilhão, a ação objetiva selecionar Planos de Negócios de empresas brasileiras que contemplem temas comprometidos com as atividades de pesquisa, exploração e transformação mineral, insumos, máquinas, equipamentos, softwares e sistemas, além das atividades de lavra e beneficiamento mineral, contribuindo dessa forma para as políticas de inovação, de competitividade e de sustentabilidade nesses segmentos.

Com informações do BNDES e Finep

Ministro Gilmar Mendes participa do lançamento do Vote BemLogística reversa terá reunião no início de agosto