SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Confiança do industrial tem alta no mês de maio

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve melhora das expectativas dos empresários para os próximos meses

clique para ampliarConfiança estimula os investimentos das indústrias (Foto: David Alves / Fotos Públicas)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, em maio, que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 4,5 pontos neste mês, na comparação com abril. O índice está em 41,3 pontos. Esta foi a maior alta da série histórica, iniciada em janeiro de 2010, além de ser o maior índice nos últimos 16 meses. No entanto, o ICEI ainda está na faixa considerada “falta de confiança”, por estar abaixo dos 50 pontos.

O forte aumento em maio foi puxado pela melhora das expectativas dos industriais. Este indicador, isoladamente, cresceu 5,7 pontos na comparação com abril. O índice de expectativa sobre a economia brasileira teve elevação de 8,6 pontos e o de perspectivas sobre a empresa aumentou 4,1 pontos.

Outro dado importante da pesquisa foi o alcance de 50,3 pontos no índice de expectativas sobre a situação da empresa. Isto sinaliza, segundo a CNI, que os industriais não esperam piora dos negócios para os próximos seis meses. Este indicador não alcançava os 50 pontos desde março de 2015.

Para a CNI, o sinal de um encaminhamento do cenário político brasileiro fez com que os industriais demonstrassem um maior otimismo, o que refletiu no resultado da pesquisa. “Se o governo de Michel Temer conseguir conduzir politicamente as medidas econômicas necessárias para a solução da crise, o ICEI manterá a tendência de crescimento”, afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Ele destaca que a melhora contínua da confiança contribuirá pra o crescimento à medida que empresários mais otimistas são mais propensos a investir. A pesquisa completa pode ser consultada clicando aqui.

Com informações do Portal da Indústria

Empresários discutem evolução de custos na produção de calcárioAumento de custos deixa indústrias em alerta