SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Presidente do Sindimetal Campo Mourão participa de encontro de lideranças em Santa Catarina

O encontro, organizado pela Fiesc, reuniu representantes do setor em onze estados

clique para ampliarclique para ampliarO presidente do Sindimetal Campo Mourão em reunião com representantes de outros sindicatos para discutir as demandas do setor (Foto: FIESC)

O presidente do Sindimetal Campo Mourão, Moacir Pereira de Lima, participou do evento "Intercâmbio de lideranças setoriais da indústria metalúrgica, mecânica e do material elétrico", organizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) no dia 23 de outubro. O evento ocorreu em Florianópolis e contou com a presença de presidentes de sindicatos de dez estados brasileiros.

A reunião é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e teve o objetivo de fomentar a troca de experiências entre as lideranças nas áreas de gestão sindical, defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços. O PDA é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federações de Indústria e Sebrae.

Na avaliação do presidente, a discussão foi extremamente proveitosa. Segundo ele, foi uma oportunidade importante para conhecer a realidade de outros sindicatos e trocar ideias para a melhoria dos processos sindicais e desenvolvimento do setor. “Foi um encontro muito bom, apesar de rápido. Pudemos trocar experiências e discutir demandas do setor para o poder público e trabalhar na sugestão de melhorias”, afirmou.

Resultados

Entre as discussões das lideranças presentes estavam as dificuldades e soluções para os temas gestão sindical, defesa de interesses, negociações coletivas e prestação de serviços. Os resultados das sugestões e reflexões feitas pelos representantes do setor serão compiladas e resultarão em um documento que poderá ajudar os sindicatos a melhorarem suas práticas, além de tornar mais fortes as demandas do segmento.

Segundo o presidente do Sindimetal Campo Mourão, vários dos pontos discutidos serão incluídos também como propostas para o planejamento estratégico da instituição em 2015.

Abimaq reúne propostas para o setorIndustriais cobram ações do governo federal para retomada do setor e estabilidade da economia