SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

OTM: inovação e mais segurança no campo

Equipamento produzido pela empresa evita falhas no plantio e dispensa a conferência manual

clique para ampliar>clique para ampliarSede da OTM, em Campo Mourão. (Foto: Divulgação)

A OTM - Controle Eletrônico de Plantio, indústria associada ao Sindimetal de Campo Mourão, foi responsável por um avanço nas atividades no campo. A indústria foi pioneira ao conceber um monitor de plantio, dentro do conceito de agricultura de precisão. O equipamento é adaptável a qualquer tipo de plantadeira e responsável por verificar se todas as linhas de saída das sementes estão operando, para que não ocorram falhas na produção.

De acordo com a auxiliar administrativa da empresa, Letéia Pazian Kurelo, essa inovação teve outro reflexo além de evitar perdas na lavoura. Antes do surgimento do aparelho que permitiu o monitoramento automático, era necessário que um funcionário ficasse sentado sobre o trator, observando visualmente se havia falhas ou entupimentos em alguma das linhas. Esta era uma atividade muito arriscada, uma vez que esse trabalhador estava muito desprotegido e exposto a riscos de acidentes, o que era comum.

Letéia conta que o próprio aparelho - desenvolvido totalmente na empresa - vem sendo aprimorado, com o acompanhamento da empresa quanto à evolução da informática e de outras tecnologias, como os sensores. “O primeiro monitor era apenas de LED e apontava quais as linhas que estavam falhando, apenas apagando o sinal luminoso. Hoje, no quinto modelo, o monitor é totalmente digital, funciona com botões sensíveis ao toque e, em alguns modelos, fornece informações da área trabalhada”, explicou.

Com o avanço, o equipamento também reduziu os cabos para a instalação e se adaptou a diversos tipos de plantadeiras, atendendo atualmente máquinas que vão de 4 a 42 linhas. Pode ser usado para o controle do plantio de soja, milho, algodão e feijão. “O monitor ainda tem como diferencial a capacidade de suportar o trabalho em condições adversas, como presença de poeira, sujeira e umidade. Quando há falha em uma das linhas, além do sinal visual, um alarme alerta o operador do problema”, disse.

História e futuro

A OTM surgiu em 1992, em Mamborê e, em 2003, após uma mudança societária, passou a ser gerida por dois de seus fundadores, o casal Mariza Cristina da Costa Carvalho e Odair Pereira de Carvalho.

Em 2010, frente às mudanças no mercado e para estar mais próximo aos clientes e parceiros comerciais, a empresa se transferiu para Campo Mourão. Com o tempo, a indústria também expandiu sua operação e atende todas as regiões brasileiras, investindo na assistência técnica como diferencial de mercado.

O futuro da indústria, conta Letéia, passa por duas frentes. Uma é a expansão comercial com a abertura de novos mercados no território brasileiro e no Paraguai, onde a empresa já atua. A outra é a continuidade da evolução tecnológica. “Hoje já estamos atuando com o GPS integrado ao equipamento e há expectativa de um lançamento em breve de um monitor que possibilite a contagem das sementes, o que representa uma demanda dos nossos clientes”, afirmou.

Descumprimento à NR-12 rendeu prisão em MSSindimetal Campo Mourão participa de comemoração dos 70 anos da Fiep