SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Pro Solus conquista mercado inovando ao focar em pequenos e médios agricultores

Empresa desenvolveu produtos de operação facilitada e conquistou mercado atraindo também os grandes produtores

clique para ampliar>clique para ampliarPro Solus mostra que é possível inovar ao simplificar (Foto: Divulgação)

A concorrência acirrada no setor de fornecimento de equipamentos de tecnologia no setor agrícola levou a Pro Solus, empresa fundada há 11 anos, a buscar atender um nicho de mercado até então carente. A empresa - que fornece equipamentos como GPS, sistemas eletrônicos e computadores de bordo para pulverizadores e máquinas de plantio e distribuição de fertilizantes - passou a desenvolver produtos com operação facilitada e com custo menor, buscando possibilitar aos pequenos e médios produtores agrícolas o uso da tecnologia no campo.

Mizote explica os equipamentos que originaram a inovação a partir da simplificação foram criados a partir de outros modelos mais complexos já existentes. “Primeiramente, pegamos o produto original e pensamos como simplificar ao máximo seu funcionamento, buscando reduzir custos”, revela. “Para isso, substituímos as caixas de alumínio por outras de plástico. Também retiramos os recursos supérfluos (como de 5 botões, por exemplo, restou somente o liga/desliga). Também analisamos e redesenhamos circuitos eletrônicos (sensores e sistema de comunicação tiveram 30% de redução de componentes).” Somando tudo, de acordo com a empresa, o custo dos produtos foi reduzido em cerca de 40%.

A estratégia foi tão bem sucedida que chamou também a atenção dos grandes produtores, como conta o sócio-diretor da empresa, Fernando Yuikio Mizote. Ele afirma que, neste setor, boa parte dos equipamentos é importada e tem execução mais complicada. Isto traz prejuízos, uma vez que os operadores, em geral, não têm alto nível de escolaridade.

“Nós pesquisamos e desenvolvemos equipamentos e acabamos acertando um equipamento adequado à realidade do operador”, afirmou. A inovação rendeu à indústria um share de mercado de 40% entre as 25 marcas existentes no segmento, de acordo com o diretor. “Agora estamos aumentando o portfólio e buscando expandir internacionalmente. Além do Brasil, a Pro Solus hoje atende Paraguai, Bolívia e Uruguai. Pretendemos, em breve, estar também na África”, comentou o empreendedor.

Sindimetal promove palestra em comemoração a Semana da IndústriaPrêmio Finep de Inovação vai distribuir R$ 8 milhões para empresas e inventores