SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Metalcana investe em inovação e tecnologia para conquistar mercado

Empresa especializada no setor canavieiro idealizou novos equipamentos que melhoram desempenho de colheita e transporte

clique para ampliar>clique para ampliarTransbordo utilizado no corte de cana (Foto: Divulgação)

A inovação, principalmente a idealização de novos equipamentos, faz parte do DNA da Metalcana, empresa do setor metalmecânico de Cianorte especializada na cadeia produtiva canavieira.

A empresa, inaugurada em 2009, já conta com o respeito do mercado e é reconhecida por fabricar equipamentos inéditos. Conforme conta o diretor da empresa, Pedro Teston, a indústria já nasceu com essa vocação, uma vez que as invenções surgiram das necessidades da própria família, que trabalha até hoje com plantação de cana.

“Tínhamos necessidades de equipamentos para otimizar nosso trabalho e idealizamos esses novos equipamentos pensando em resolver estes problemas”, narra. Segundo Teston, após concebida a ideia do novo equipamento, um engenheiro foi contratado para realizar o projeto e viabilizar a fabricação dos protótipos, usados na propriedade. Pouco tempo depois começaram a ser procurados por pessoas interessadas em adquirir equipamentos similares, o que incentivou a abertura da indústria.

Uma destas ideias que virou um equipamento e ofereceu um salto de tecnologia no campo é o Transbordo 22000, que tem capacidade para carregar 22 toneladas de cana cortada. “É uma evolução porque, até 2009, o maior transbordo que existia comportava 10 toneladas. Isso porque só o equipamento pesava até 12 toneladas. Em 2009, nós fizemos um transbordo que levava 22 toneladas com peso de apenas 9 toneladas. Tivemos de realizar alguns ajustes e o peso total do transbordo passou a ser de 12,5 toneladas, ainda assim uma relação bem mais proveitosa”, afirmou.

Atualmente, a empresa trabalha ainda no desenvolvimento de três produtos inovadores. Um deles é uma colheitadeira de cana que poderá ampliar em duas ou três vezes a capacidade de colheita. “Também estamos desenvolvendo um novo transbordo e uma nova maquina capaz de atender pequenos produtores, que poderá atuar em áreas de declividade onde as máquinas atuais não colhem”, afirmou Pedro Teston.

Programa eSocial poderá ter seu prazo de implantação prorrogadoSetor metalmecânico discute estratégias para o futuro