SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Maioria dos empresários tem expectativa favorável para 2017

Dado faz parte dos resultados da XXI Sondagem Industrial, elaborada pela Fiep, sobre as perspectivas para este ano

clique para ampliarPesquisa revela as estratégias mais importantes para as indústrias em 2017. (Foto: Reprodução)

A maioria dos empresários paranaenses está otimista em relação aos resultados neste ano de 2017. De acordo com a XXI Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Fiep em parceria com o Sebrae-PR, 55,11% dos entrevistados disseram ter expectativas favoráveis ao negócio. Mesmo que esse valor represente uma melhora significativa em relação a 2016, o indicador está abaixo dos períodos com histórico de percepção otimista, com níveis acima dos 70 pontos. Do total, outros 23,39% declararam sua expectativa como indefinida e 21,51% como desfavorável.

Entre os otimistas, a melhoria nas vendas é a mais esperada. Quase a metade deles, (46,05%) acredita que as vendas irão crescer. Outro fator previsto por esses industriais é a ampliação dos investimentos (34,46%) e melhoria no emprego (19,49%).

Já entre os pessimistas, o maior receio está relacionamento aos investimentos. Quase a metade declarou que não acredita que haverá novos investimentos em 2017, o que pesou na avaliação das expectativas.

Estratégias

Os industriais também responderam sobre suas estratégias para as empresas. Em destaque está o desenvolvimento de negócios, colocado como prioridade por 58,87% dos industriais. A satisfação dos clientes também está entre as principais preocupações dos empresários (58,06%), seguido pela preocupação com o desenvolvimento de novos produtos e inovação (33,60%).

O desenvolvimento de produtos e melhorias de processos também deverá ser o setor que receberá mais recursos de novos investimentos em 2017. A melhoria de produtividade também receberá recursos, seguidos pela modernização tecnológica e melhoria da qualidade.

A pesquisa ouviu 390 empresas, sendo 107 de médio e grande porte e 290 micro e pequenas de todo o Estado. Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

Cumprimento da NR-10 protege trabalhadores diretos e indiretosErva-mate de São Mateus do Sul recebe o primeiro selo de Indicação Geográfica deste tipo de produto