SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Erva-mate de São Mateus do Sul recebe o primeiro selo de Indicação Geográfica deste tipo de produto

Registro é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria

clique para ampliarErval com plantas certificadas. (Foto: Divulgação)

A erva-mate de São Mateus do Sul foi reconhecida por meio do selo de Indicação Geográfica (IG) - o primeiro para a Ilex paraguarienses, nome científico da planta. A Indicação de Procedência abrange ainda os municípios de Antônio Olinto, Rio Azul, Mallet, Rebouças e São João do Triunfo.

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

De acordo com o Ministério da Agricultura, estes são produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI é a instituição que concede o registro e emite o certificado.

Além do reconhecimento da riqueza natural da região, o IG demonstra a valorização da cultura regional, uma vez que produzir, cultivar e saborear a erva-mate são atividades que marcam a história de São Mateus do Sul e das cidades do entorno.

As plantas certificadas fazem parte do erval da Ervateira Baronesa, empresa associada ao Sindimate localizada em Porto Ribeiro, a cerca de 20km do centro de São Mateus do Sul. Para a certificação, a empresa realizou também adequação às Boas Práticas Agrícolas para a erva-mate, o que garante ainda maior qualidade no produto final.

De acordo com a proprietária da ervateira, Marcia da Silveira, a indicação foi um importante reconhecimento para a atividade. “Esta é uma nova era para a Ervateira Baronesa e para a nossa região, pois demonstra a riqueza deste produto tão importante para a nossa economia e para os nossos costumes”, destaca.

Com informações da assessoria de imprensa da Ervateira Baronesa e do Ministério da Agricultura

Maioria dos empresários tem expectativa favorável para 2017Vote Bem, da Fiep, concorre ao prêmio Boas Práticas Eleitorais do TRE